O grupo de pesquisa Minas Gerais – Diálogos, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, e o Departamento de Letras da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) realizaram, nos dias 28 e 29 de junho, o III Seminário Minas: diálogos literários e linguísticos.

O seminário foi organizado em três grandes eixos temáticos: (1) estudo crítico-teórico, analítico-interpretativo e/ou comparativo de textos e autores que tenham Minas Gerais como “espaço literário” de origem ou tema de obras, contemplando também discussões sobre manifestações artísticas e culturais do estado, de caráter urbano e/ou rural, priorizando o diálogo que eventualmente estabeleçam com a literatura; (2) estudo textual-discursivo das práticas linguísticas e enunciativas da/na região de Minas Gerais, bem como a produção e circulação de conhecimento em torno dos multiletramentos; os gêneros e seus suportes; os textos e os discursos; (3) apresentação de trabalhos originários de pesquisas realizadas pelos Programas de Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde, associados às suas linhas de pesquisa.

seminario letras 7

No total, foram apresentadas 31 comunicações, distribuídas em 10 mesas temáticas. Para a Coordenadora Geral do evento e líder do grupo de pesquisa, Profa. Dra. Cilene Pereira, “o seminário é o momento oportuno para prestar contas das pesquisas realizadas no âmbito do grupo para a comunidade acadêmica e local, apresentando resultados de projetos que são desenvolvidos ao longo de anos por alunos e professores”.

O grupo de pesquisa Minas Gerais – Diálogos foi criado em 2011, associado à linha de pesquisa Literatura, História e Cultura, do Programa de Mestrado em Letras da UninCor, com o objetivo de estudar obras e autores de Minas gerais, destacando o empenho particular em “descobrir”, divulgar e valorizar autores da região sul mineira, promovendo a cultura local. Desde 2017, o grupo agregou docentes e alunos associados à linha de pesquisa Discurso e Produção de Sentido.

Ao longo de seus oitos anos de existência, o grupo teve 22 dissertações de Mestrado defendidas e dois livros publicados, além de artigos em periódicos e comunicações em eventos científicos. O evento, que teve como inscrição a doação de 1 Kg de alimento não perecível por participante, arrecadou mais de 40 Kg de alimentos, que serão doados para instituição social da cidade.