O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e o Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor promoveram, nos dias 27 de abril, 4 e 11 de maio, o curso elaboração de projetos de recuperação de nascentes para diversos alunos da instituição de ensino. A ação foi realizada pela professora e coordenadora adjunta do programa, Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, em parceria com o professor, Alisson Souza de Oliveira, e o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

nascentes 1

No curso, além da parte teórica, foi possível uma visita prática à nascente para o diagnóstico ambiental da área onde está inserida, bem como a observação do tipo de vegetação, solo, grau de degradação da nascente e fluxo de água. Posteriormente, foi realizada a etapa de geoprocessamento com a inserção dos dados em ambiente SIG com processamento das imagens, além de uso e ocupação do solo e delimitação da área de preservação permanente. Também foi elaborado o projeto de recuperação de nascentes.

“Este curso ressalta a importância da preservação dessas áreas como forma de garantir a disponibilidade de água em volume adequado, principalmente em épocas de estiagem, bem como a qualidade de água sendo favorecido pela cobertura com mata nativa, que retém ainda grande quantidade de sedimentos, fato verificado durante o diagnostico ambiental. Além das relativas importâncias esse curso teve como objetivo principal a inserção dos alunos na elaboração de projetos visando a introdução no mercado de trabalho em consultorias relacionadas ao tema”.

nascentes 2