Com o objetivo de ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo e a inovação dentro da universidade, professores e coordenadores da UninCorparticiparam, no último fim de semana, do curso Rumo à Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae Minas. Por meio de uma metodologia específica na área de educação, serão abordados, ao longo dos quatro módulos, temas como cooperação, sustentabilidade e inovação.

educacao empreendedoraCom a capacitação, a cultura empreendedora será difundida na UninCor, por meio da elaboração de um projeto estratégico de ensino que utiliza conteúdo, ferramentas e experiências relevantes. Com isso, haverá o fortalecendo do ecossistema de educação empreendedora da universidade, com o intuito de torná-lo referência no território.

“Os tempos atuais exigem novas posturas, principalmente quando é preciso vencer as barreiras da economia e do mercado de trabalho e, sendo assim, o empreendedorismo é um bom caminho para os profissionais dispostos a inovar e a aliar suas habilidades e conhecimentos à tecnologia e a meios de comunicação e interação como as redes sociais. Diante desse cenário, a UninCor vai potencializar e inspirar o empreendedorismo, o sonho gran­de e a inovação no aluno, a fim de gerar desenvolvimento econômico e social no Sul de Minas”, afirma o diretor executivo da instituição, Túlio Marcos Romano.

Neste primeiro encontro, o consultor do Sebrae Minas, Leandro Oliveira Figueiredo, apresentou propostas para novas metodologias de ensino, incentivou discussões sobre o futuro da educação e promoveu, por meio de dinâmicas e atividades em grupos, a aprendizagem baseada no levantamento e soluções de problemas. Dessa forma, o corpo docente da instituição de ensino irá atuar como agente de transformação na vida dos alunos e de toda a comunidade.

“O programa de educação empreendedora é importante para criar um ambiente favorável à criação e geração de negócios. Além disso, também cria nos alunos, o comportamento empreendedor, no sentido de serem protagonistas, de se tornarem pessoas com capacidade de realizar grandes projetos, independente da profissão que irão exercer. E isso vale tanto para aqueles que serão donos de uma empresa, quanto para os profissionais autônomos, como dentistas, engenheiros e veterinários. Essa iniciativa, certamente, fará deles pessoas de sucesso”, afirma o analista do Sebrae Minas na microrregião de Varginha, Arrison Tavares.