educacao fisicaO professor do curso de Educação Física, Wagner Vinhas, e o aluno, Alison Flauzino Pereira, tiveram um artigo científico publicado, no mês de novembro, na Revista Brasileira de Educação Física Escolar (Rebescolar), Qualis B5 pela CAPES. Com o título Nível de aceitação do treinamento funcional aplicado no ensino médio, o texto foi o primeiro artigo do estudante publicado em uma revista, enquanto que é quinto artigo do professor a ir para uma publicação científica.

Neste artigo, foi feita uma pesquisa de campo com 67 estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, que realizaram oito aulas de treinamento funcional que, após as aulas, responderam a um questionário avaliando o nível de aceitação desse tipo de aula.

Os resultados mostraram que o treinamento funcional foi muito bem aceito pelos alunos do 1º e 2º anos e pouco aceito pelos alunos do 3º ano. 10% dos alunos afirmaram que o TF foi nada aceito. Isso mostrou que o treinamento funcional pode ser uma excelente ferramenta de ensino para os alunos, no sentido de ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento do corpo durante os exercícios, visando uma conscientização e melhora da saúde e qualidade de vida.