O professor doutor Cleber Cabral, dos cursos de Mestrado e Graduação em Letras, esteve no IV Congresso Internacional Vertente do Insólito Ficcional, realizado de 11 a 15 de novembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento reuniu vários grupos de pesquisa em Literatura Fantástica e Insólito Ficcional do Brasil e do exterior.

No congresso, o professor apresentou o trabalho “Das incoerências do corpus: figurações do corpo monstruoso em Murilo Rubião, Daniel Pellizzari e Veronica Stigger”. O trabalho integrou a programação do Simpósio Temático “Monstruosidades do fantástico brasileiro”, coordenado pelo professor Cleber Cabral em parceria com o escritor de literatura fantástica e professor doutor Enéias Tavares (Universidade Federal de Santa Maria) e a professora mestra Suellen Cordovil (UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

docente letras uerj

O trabalho apresentado está associado ao projeto e grupo de pesquisa “Minas Gerais – diálogos”, e tem o objetivo de construir um diálogo de texto inédito do escritor sul mineiro Murilo Rubião com as obras de Daniel Pelizzari e de Verônica Stigger. A proposta visa a investigar como, nos contos de natureza insólita dos três autores, a categoria corpo se apresenta problematizada enquanto representação do ser/sujeito.