A professora Dra. Amanda Heiderich Marchon e a Mestranda Viviane Ruiz Potma Gonçalves, ambas da área de Letras, estiveram, entre os dias 16 e 19 de outubro, no I Encontro Interinstitucional de Semiolinguistica do Discurso - Comemoração dos 25 anos do CIAD, que aconteceu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Na ocasião, a professora participou da mesa-redonda intitulada “Encontro de Pesquisadores com Charaudeau”, apresentando o trabalho “As teias da argumentação: um estudo de interface sintático-discursivo da hipotaxe circunstancial”, resultado de sua tese de doutorado, em que foram empregados importantes conceitos da Semiolinguística, teoria desenvolvida pelo Professor Patrick Charaudeu. Ressalta-se a oportunidade importante de discutir, com autor da teoria, a aplicação de seus postulados teóricos.

Entre outras atividades, a professora e a mestranda ainda participaram do minicurso “A verdade da imagem: visível, não visível e invisível”, ministrado pelo professor Patrick Charaudeau. Destaca-se a proximidade do minicurso, de 15 horas, com a pesquisa que a Mestranda Viviane está desenvolvendo na UninCor.

Nos dias 06, 07 e 08 de novembro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), a professora Amanda participou do III Seminário de Estudos sobre o Português em Uso”, organizado pelo grupo de pesquisa PorUs.

No evento, a professora participou do Simpósio “Abordagens funcionalistas de articulação de cláusulas”, apresentando a comunicação intitulada “Cláusulas finais e modais: fios da teia argumentativa”, resultado preliminar de sua pesquisa de pós-doutoramento. Ela ainda teve a oportunidade de participar do minicurso “Usos linguísticos e língua padrão”, ministrado pelo professor e autor de livros e de gramáticas José Carlos Azeredo.