Em conscientização à campanha do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, a UninCor promoveu, no dia 24 de setembro, uma palestra ministrada pelo doutor Francisco de Assis Carvalho, psicólogo e especialista em questões de perda, luto e morte, com participação do bombeiro militar Charles Resende da Costa.

O evento reuniu alunos e professores dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição, Pedagogia e Serviço Social da UninCor com o objetivo de abordar as possíveis formas de ajuda para as pessoas que sofrem e pensam em desistir da vida, enfatizando o compromisso social com a prevenção ao suicídio.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Psicologia, professora Fabíola Procópio Sarrápio, os indivíduos com risco de suicídio, na maioria das vezes, deixam indícios e com algum conhecimento e sensibilidade, as pessoas que estão em volta podem alertar e até mesmo evitar que o ato aconteça. "A palestra foi muito elucidativa e proporcionou subsídios para que os participantes aprendessem a lidar com essa situação que, infelizmente, coloca nossa cidade no topo das estatísticas no estado de Minas Gerais", comenta.

O "Setembro Amarelo" foi implantado no calendário brasileiro em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), tornando-se um dos temas mais discutidos no Brasil. O CVV e o Ministério da Saúde disponibilizam o número 188 para contato gratuito de pessoas que buscam apoio e precisam conversar por telefone ou mesmo pelo chat através do site cvv.org.br.