A estudante Aline Cássia Fernandes, do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, está participando do programa de intercâmbio da UninCor e, há um mês, vive uma grande experiência na Universidad de Boyacá, em Tunja, na Colômbia.

A vivência internacional é um grande diferencial que tem permitido uma formação mais ampla de estudantes em diversas áreas através de experiências acadêmicas em instituições de ensino em outros países. Com a oportunidade, a estudante segue com o curso cumprindo disciplinas na universidade, conhece amigos de diferentes partes do mundo e tem contato com culturas diferentes.

Para a intercambista, estudar em outro país tem sido bastante positivo e mesmo algumas dificuldades, como ficar longe da família e as diferenças da comida e do idioma, têm ajudado no seu crescimento acadêmico e pessoal. “Estou aprendendo coisas que talvez eu não tivesse a oportunidade de aprender, e o idioma é um desses fatores. Não somente no lado profissional, mas pessoalmente estou crescendo bastante. Em um mês, já mudei muitos conceitos. Sou muito grata pelo que eu consegui até hoje e por poder participar do intercâmbio. Realmente está sendo uma experiência incrível”, declara.

intercambio colombia004

Na sua vivência acadêmica, Aline destaca a qualidade do ensino e da estrutura do campus, que oferece laboratórios de última geração para as áreas de ciências e engenharias. “A faculdade é muito grande e oferece vários recursos. O curso e os professores são muito bons, estou gostando muito”. Além dos colegas nativos, a estudante tem convivido com outros 39 intercambistas de países latino-americanos, como México, Bolívia, Peru e Argentina. A conexão com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas tem colaborado muito para o seu aprendizado e para sua adaptação no país. "Todos são pessoas excelentes, vindas de diversos lugares e com diferentes costumes, que estão me ensinando muito".

Para participar do programa, os alunos devem procurar o Núcleo de Relações Internacionais, formado pela Coordenadora professora Elisa Dias de Melo, pelo Vice-Coordenador professor Alexandre Tourino Mendonça e pelo Coordenador Adjunto professor Sérgio Ricardo Magalhães. Atualmente, a UninCor possui convênio de mobilidade acadêmica com 12 instituições em países como Colômbia, Portugal, Argentina, Chile, Peru, México, Equador e Cabo Verde, que oferecem excelentes programas de graduação nas mais diversas áreas.

O Coordenador Adjunto do Núcleo comenta que a vivência internacional é um grande diferencial no currículo dos acadêmicos. O professor Sérgio Ricardo Magalhães analisou ainda que o processo de internacionalização na UninCor vem acontecendo em diversos cursos de graduação, através de disciplinas ministradas integralmente em língua estrangeira e agora se expande pelo intercâmbio. “Como interlocutor direto com as mais diversas Universidades espalhadas por todo o mundo, no processo de celebração dessas parcerias internacionais, acredito que a UninCor, mais uma vez, se destaca, uma vez que o processo de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior é componente dos processos de autorização e renovação de reconhecimento de cursos superiores. Além do atendimento à legislação, a internacionalização propicia aos nossos estudantes e aos alunos intercambistas de instituições parceiras, a possibilidade de trocas em níveis acadêmico, científico, econômico, político e cultural”, complementa.

A proposta é, em breve, abranger mais cursos e ampliar a oferta de disciplinas para integrar os intercambistas que vierem de outros países. Para saber mais, basta entrar em contato através do telefone 3239 1246.