O Projeto CTA Universitário foi destaque na revista “Experiências Mineiras, Sabores e Vivências” editada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS). O lançamento ocorreu no Anfiteatro I da UninCor na presença de estudantes, professores e profissionais ligados ao atendimento do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento de Três Corações.

A publicação apresenta 60 experiências realizadas em todo o Estado de Minas Gerais, com o intuito de propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem sucedidas no Sistema Único de Saúde, fortalecendo as ações inovadoras que contribuem e garantem o direito e o acesso à saúde.

O CTA Universitário é um projeto interdisciplinar que conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Serviço Social, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Nutrição e Direito. O objetivo é promover na comunidade acadêmica serviços de prevenção e controle de IST's, HIV/Aids e Hepatites através da realização de testes rápidos, orientação, acompanhamento, encaminhamento e apoio de forma humanizada e segura. Após o treinamento de alunos e professores que vão integrar a equipe de apoio do projeto, os atendimentos serão realizados no PASCAU - Projeto de Assistência à Saúde dos Colaboradores e Acadêmicos da UninCor.

Após o lançamento, houve uma palestra magna sobre Hepatites Virais, ministrada pelo diretor da Casa de Saúde Santa Fé Dr. Roberto Corrêa. Estiveram presentes no evento, os coordenadores dos cursos de Nutrição - professora Mariane Roberta D'Moraes, de Odontologia - professora Cátia Marisa Gazolla, de Enfermagem - professora Elaine Domingues, e de Farmácia - professor João Paulo Rosa, além de representantes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Três Corações.

Para conhecer um pouco mais sobre este projeto e outras iniciativas desenvolvidas em todo o estado, a revista "Experiências Mineiras, Sabores e Vivências" do COSEMS está disponível aqui.