O Programa de Mestrado em Letras da UninCor participou da jornada Brasil–República Tcheca: diálogos culturais. O evento, realizado dia 21 de agosto, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, foi promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros em convênio com a Faculdade de Letras da Universidade Carolina de Praga, na República Tcheca.

O professor Cleber Cabral apresentou o trabalho “Meu amigo, que não conheço: correspondência de Pavla Lidmilová a Murilo Rubião”. A apresentação fez parte da mesa-redonda sobre diálogos culturais entre Brasil–República Tcheca. Participaram da mesa a professora doutora Simona Binková (Universidade Carolina de Praga), Filip Vavřínek (mestre pela Universidade Carolina de Praga), além dos organizadores do evento, a professora doutora Šárka Grauová (Universidade Carolina de Praga), e o professor doutor Marcos Antonio de Moraes (IEB-USP).

mestrado em letras jornada brasil professor cleber

Além de apresentar o conjunto de 80 mensagens enviadas pela tradutora tcheca ao escritor brasileiro, o professor apresentou algumas contribuições do material como fonte de pesquisa para os estudos literários, de edição e de tradução. Pavla escreveu artigos de crítica sobre literatura luso-brasileira em perspectiva comparatista e traduziu, do português para o tcheco, autores muito distintos em termos de linguagens, estilos e temáticas – Murilo Rubião, Guimarães Rosa (Grande Sertão: verdedas), Camões, Fernando Pessoa, Rubem Fonseca, Wander Piroli, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Lygia Bojunga, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Sérgio Sant’anna, Darcy Ribeiro, Moacyr Scliar, dentre outros.

Na ocasião, foi inaugurada a exposição 90 Anos da Língua Portuguesa na Universidade Carolina em Praga, comemorativa das nove décadas de ensino do português na Faculdade de Letras da Universidade Carolina e dos 60 anos do curso de português.

mestrado em letras jornada brasil