O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Natureza, Saúde e Cultura promoveu, no último sábado, 19 de maio, o primeiro encontro do Projeto Quintais Produtivos, no Bairro Nova Três Corações.
Professores e alunos se reuniram com a comunidade do bairro para discutir questões ambientais que afetam os moradores, estratégias de formação e manutenção de hortas nos quintais e a possibilidade de reativação da horta comunitária. Foram realizadas ainda escutas e orientações às 19 famílias envolvidas e recreação com as crianças. 
Na ocasião, foram distribuídas mudas de hortaliças, legumes e árvores frutíferas como forma de incentivar a produção nos quintais das próprias casas fazendo com que os moradores desenvolvam suas habilidades não somente para uma alimentação mais saudável da família como para uma complementação de renda. 
Para a professora Maria Alice Mendonça, que participou da realização do projeto no bairro, "a receptividade da comunidade e a troca de experiências fizeram do encontro o embrião das próximas visitas, que certamente farão do Nova Três Corações um lugar mais verde e mais saudável". O projeto tem participação dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Serviço Social e do Programa de Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos.