barqueata01A UninCor realizou no sábado, 14, a Barqueata Ecológica com o objetivo de promover a conscientização ambiental e recolher, das margens do Rio Verde, lixo e entulho que são descartados indevidamente no rio. A iniciativa da CIPA, do Conselho de Sustentabilidade da UninCor e do Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos contou com a participação de colaboradores, professores, estudantes e apoio da ESA e da Copasa.

O trajeto iniciou no Parque Dondinho e seguiu até o Clube Atalaia. A equipe de solo foi ajudando na coleta de resíduos e também orientando a população sobre os riscos e os prejuízos causados ao meio ambiente com o descarte de lixo na natureza. A outra frente foi dividida em 10 barcos fazendo o recolhimento do entulho abandonado no leito do rio. O mutirão recolheu 1 tonelada de material das encostas entre lixo orgânico, garrafas pet, pneus, restos de construção, móveis como sofá, cama, cadeiras e vários outros.

Para o Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Luiz Antônio Andriatta Ayres, "foi surpreendente a quantidade de material encontrada ao longo do trajeto nas margens do Rio Verde. O que mais preocupa, neste caso, é a decomposição de matéria orgânica que tira o oxigênio da água comprometendo o ecossistema aquático. Ações como essa têm que envolver amplamente a sociedade para que todos se comprometam com a responsabilidade de cuidar e preservar, de forma sustentável, o meio ambiente".

Durante o percurso e após a chegada, os participantes realizaram plantio de 50 mudas de árvores nativas como angico vermelho, ingá, ipê, goiabeira, quaresmeira e guapuruvu visando proteção da mata ciliar. O material recolhido foi entregue à Associação de Catadores de Material Reciclável de Três Corações para reaproveitamento.