forum mundial agua 2Foi realizada em Brasília, de 18 a 23 de março, a oitava edição do Fórum Mundial da Água, e o Programa de Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor esteve representado no evento que ocorreu pela primeira vez no Hemisfério Sul. A agenda é importante para se debater assuntos relacionados aos recursos hídricos e para o desenvolvento de propostas para o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade.
 
Além de envolver especialistas, empresários, autoridades do poder público e toda sociedade, o encontro reuniu  representantes de importantes organismos internacionais como a ONU, UE, Banco Mundial e cerca de 85mil participantes de mais de 170 países. A Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos, professora Marília Melo, participou de um painel onde palestrou sobre "O impacto da mineração nos recursos hídricos" e da 5ª Conferência de Autoridades Locais e Regionais tratando do tema "Segurança Hídrica em Cidades".
 
Durante o Fórum, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - CreaMG, fez o lançamento da Cartilha Águas, do Projeto Engenharia Sustentável, que envolve o Governo de Minas Gerais e a Unesco e tem parceria da UninCor, Programa Hidrológico Internacional, Fiemg, Faemg e AMS. Este é o primeiro trabalho de uma série de cinco cartilhas que têm o objetivo de sensibilizar profissionais da área tecnológica sobre a importância do setor para a promoção do desenvolvimento sustentável. (http://www.crea-mg.org.br/images/es-agua-ptbr.pdf)
 
O 8º Fórum Mundial da Água foi organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal. 
 
Compartilhando Experiência das Águas de Minas Gerais
 
O IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas também aproveitou a oportunidade do 8º Fórum Mundial da Água para o lançamento da publicação “Compartilhando Experiência das Águas de Minas Gerais – Brasil”. O trabalho reúne 63 artigos sobre estudos, boas práticas e experiências de entidades públicas e privadas, universidades, empresas e organizações não governamentais (Ongs) agrupados em três grandes temas: governança, ecossistema e compartilhamento. Confira aqui.
 
Entre os trabalhos selecionados para a publicação está o artigo "Impactos socioambientais da utiliação de agrotóxicos na bacia do Córrego do Bugre no município de Campo Belo, Minas Gerais, Brasil", de autoria da Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos, professora Marília Melo; do docente do mesmo Programa de Mestrado e Coordenador do Curso de Agronomia da UninCor, professor Ramiro Machado Resende; do graduando em agronomia da UninCor, Francisco Carlos Pedro; e da professora da UFLA Rosângela Alves Tristão Borem.