O I Congresso Nacional Mulher, Literatura e Sociedade, realizado pelo Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, campus Recife, de 13 a 15 de março, reuniu pesquisadores de todo o país com o objetivo de analisar como as identidades femininas foram construídas ao longo da história e promover uma discussão sobre representações de gênero e literatura. A docente e coordenadora do Programa de Mestrado em Letras da UninCor Cilene Pereira, e a mestranda Stephany Porto participaram do evento com apresentação de trabalhos ligados ao eixo temático ‘Representações da mulher na literatura’.

O trabalho apresentado pela professora Cilene Pereira, O “programa feminino” em “Ernesto de tal”, de Machado de Assis, analisava a construção da personagem feminina no conto citado, entendendo que sua imagem é atravessada por uma prática negocista em relação ao casamento, compreendido este como um percurso inequívoco à mulher dos oitocentos. “Ernesto de tal” é um conto importante para a configuração da mulher na obra de Machado, ao mesmo tempo que reflete sobre o casamento como “programa feminino”.

A comunicação apresentada por Stephany Porto, A construção de Alice em Reunião de família, de Lya Luft, discutia o modo como se dá a construção dual da protagonista do romance. O exercício dos papéis sociais de esposa e mãe são um meio encontrado pela personagem de constituir um mundo familiar distante do que vivera na casa paterna, com a ausência da mãe e sob o jugo de um pai violento e intolerante. Essa composição da personagem, associada à ideia de falência familiar, leva também a uma reflexão sobre o modo como Alice se violenta, ao abdicar de seus sonhos a fim de representar um modelo familiar tradicional. O trabalho apresentado está relacionado à sua pesquisa de Mestrado, na qual examina a desconstrução familiar pela ótica da personagem feminina, sob orientação da professora Cilene Pereira.

Ambos os trabalhos apresentados no evento estão relacionados ao Projeto do Mestrado Poéticas da memória e da ficção, sob liderança do professor do Programa de Mestrado em Letras da UninCor Luciano Cavalcanti e fazem parte das pesquisas da Linha Literatura, História e Cultura.