No mês de conscientização ao Dia Mundial do Câncer, comemorado em 04 de fevereiro, o Curso de Enfermagem da UninCor promoveu, na última quarta-feira, 28, uma mesa redonda sobre a doença que, segundo estimativa do INCA - Instituto Nacional do Câncer, deve acometer no Brasil mais 600 mil novas pessoas em 2018.

Orientados pelo professor João Paulo Soares Fonseca, os acadêmicos do 7º período organizaram as ações e convidaram especialistas de diversas áreas para tratar do assunto. O evento abordou a questão da 'Prevenção e Autocuidado', com a professora do Curso de Enfermagem Susinaiara Vilela Avelar Rosa; 'Processo de reabilitação do paciente oncológico', com a fisioterapeuta e professora do Curso de Estética e Cosmética Evanice Geralda da Costa; 'Mecanismos emocionais após a retirada da mama', com o professor do Curso de Psicologia Bruno Barcellos Sampaio; e 'Câncer - Incidência e Tratamento', com o médico ginecologista Dr. Celso Dias Rivello. A enfermeira Ana Crisina Guidi Mileu participou do encontro contando um pouco de sua experiência de luta e superação quando passou pelo tratamento do Câncer de Mama.

"Essa foi uma grande oportunidade para reafirmarmos a importância da atenção ao câncer de mama, seja no sexo masculino ou no sexo feminino. Os acadêmicos não só do Curso de Enfermagem e os especialistas puderam promover o conhecimento, disseminar informação e compartilhar experiências", explicou o professor João Paulo Soares Fonseca.

De acordo com o INCA, a incidência de câncer no mundo cresceu 20% da última década. Com exceção do câncer de pele não-melanoma, os tipos de câncer mais frequentes continuam sendo os cânceres de próstata, em homens, e de mama, em mulheres. Além destes, seguem na lista de maior incidência da doença, os cânceres de cólon e reto, pulmão, estômago, colo do útero, cavidade oral, sistema nervoso central, leucemias e esôfago. Levando em consideração a distribuição por região no Brasil, as regiões Sul e Sudeste concentram 70% da ocorrência de casos novos para este ano.