Com objetivo de garantir a qualidade de vida no tratamento de pacientes oncológicos, estudantes do Curso de Estética e Cosmética da UninCor realizam projeto junto à Associação Vida Viva em Varginha, oferecendo diversos procedimentos estéticos, como massagem corporal, limpeza de pele, SPA das mãos, dicas de beleza e maquiagem. 
 
As atividades realizadas toda semana ganham um motivo especial no mês dedicado à conscientização e prevenção do Câncer de Mama. A Supervisora de Estágios do Curso de Estética e Cosmética, professora Andressa Gonçalves, comenta que a atividade é gratificante para pacientes e também para os alunos. "Muitas das pacientes ainda estão um pouco fragilizadas por conta da doença, algumas com baixa autoestima e perdem um pouco da vaidade, da vontade de se arrumar. Com o projeto e o envolvimento dos alunos, elas ficam mais contentes e encaram o tratamento de outra forma, pois os benefícios não valem só para o dia que nos encontramos com elas mas para a vida", declara.
 
A humanização do tratamento torna o dia das pacientes único, cheio de alegria e prazeroso. “Elas ainda fazem drenagem linfática de membros superiores que melhora a autonomia e a qualidade de vida delas”, completa a professora. 
 
Há 21 anos, a Associação do Voluntariado de Varginha Vida Viva, oferece assistência a mais de dois mil pacientes oncológicos e familiares de Varginha e região, todos os anos. 
 
Durante todo o mês de outubro, é realizada a campanha de prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama no mundo inteiro. O Outubro Rosa foi criado na década de 1990 nos Estados Unidos e teve repercussão nos demais países, com o intuito de chamar a atenção de mulheres para a realidade atual do câncer, sendo este o segundo mais frequente no mundo e o que mais mata.
 
Apesar da frequência em mulheres, os homens também podem ter o câncer, já que possuem o tecido mamário, porém, são casos raros, apenas 0,8% a 1% do sexo masculino foram diagnosticados com a doença. Detectar o tumor de forma precoce aumenta a cura de 95%, obtendo total sucesso, por isso a importância do auto-exame da mama e da realização de periódicos com especialistas, que deve se intensificar principalmente a partir dos 40 anos de idade. 
 
AssCom UninCor
Colaboração Thamires Silva