O Programa de Mestrado em Letras da UninCor participou do V Colóquio de Cinema e Arte da América Latina, realizado de 12 a 15 de setembro, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. O evento mobilizou diversos pesquisadores, professores, estudantes e especialistas interessados em narrativas cinematográficas da América Latina.
 
Na ocasião, Elaine de Souza Pinto Rodrigues apresentou o trabalho “Filhas do Vento e o cinema engajado de Joel Zito Araújo”, originário de sua dissertação de Mestrado “Ninguém segura essa ventania”: afirmação da identidade negra em Filhas do Vento", orientada pela professora Terezinha Richartz. 
 
Rafael de Almeida Moreira apresentou o trabalho “Eduardo Coutinho e a ‘poética do invisível´”. Este trabalho deriva da pesquisa de Mestrado, desenvolvida sob a orientação da professora Cilene Pereira, que busca refletir sobre os elementos que evidenciam a chamada “poética do invisível” na obra do documentarista Eduardo Coutinho, alicerçada na trajetória estético-política do diretor, que sempre privilegiou a reflexão sobre os excluídos sociais, dando-lhes voz e imagem.
 
As estudantes do Curso de Psicologia Polyanna Silva e Thainara Cazelato apresentaram o trabalho “Estética e política no documentário de Eduardo Coutinho: considerações sobre Santo Forte (1999) e Babilônia 2000 (2001)”, resultado de suas iniciações científicas realizadas no ano de 2017, sob orientação de docentes do Programa de Mestrado em Letras. 
 
Este ano, o colóquio trouxe como tema o "Estado Crítico – América Latina Resistente" dividido em 14 eixos temáticos. Através de conferências, instalações artísticas, sessões debate e palestras, a programação propôs uma reflexão sobre o papel do cinema, de outras mídias audiovisuais e da arte na conjuntura histórica e atual da América-Latina.