Em comemoração à Semana da Enfermagem, alunos, professores e profissionais da área participaram, na última quinta-feira, 18, de uma programação especial para homenagear todos aqueles que se dedicam à arte de cuidar da vida.

Em Três Corações, houve a cerimônia da Passagem da Lâmpada, tradicionalmente realizada para formandos do curso. O evento simboliza o cuidado, a sabedoria e o comprometimento dos estudantes com a profissão que escolheram seguir como referência à Florence Nightingale. Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Elaine Aparecida Rocha Domingues, "a cerimônia foi emocionante frente ao ritual da passagem da chama da vida para os futuros profissionais desejando luz nos seus caminhos".

Considerada precursora da Enfermagem Moderna, Florence ficou conhecida por se dedicar a prestar assistência, inclusive à noite, a soldados feridos durante a Guerra da Crimeia, em 1854. Depois, de volta à Inglaterra, contribuiu com a fundação da Escola de Enfermagem, a primeira do mundo, no Hospital St. Thomas, em Londres. À luz da chama que se utilizava para fazer as rondas noturnas, ficou conhecida como Dama da Lâmpada.

As homenagens também referenciaram uma das pioneiras da Enfermagem no Brasil, a baiana Ana Neri. Com a convocação dos filhos para a Guerra do Paraguai, em 1865, ela se voluntariou nas expedições de apoio montando uma enfermaria modelo em Assunção, para cuidar dos soldados feridos. De volta ao Brasil, Ana Neri foi agraciada com a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe, concedida pelo Imperador Dom Pedro II.