A UninCor, através do Programa de Mestrado em Letras, realizou, de 26 a 28 de outubro, o VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura. Pesquisadores, autores, professores e alunos de instituições de ensino de diversos estados participaram dos Grupos de Trabalho, Mesas Temáticas, lançamentos de livros e demais comunicações propostas pelo evento.

Nesta edição, foram mais de 200 trabalhos inscritos, distribuídos em 20 Grupos de Trabalhos e 05 mesas temáticas, com a participação de mais de 260 pesquisadores, de 40 instituições de ensino superior e de pesquisa. Para a coordenadora geral do VI Encontro Tricordiano, professora Cilene Pereira, “o evento se tornou obrigatório na agenda acadêmica da área de Letras para muitos pesquisadores e instituições. A cada ano temos mais participações, e muitos retornam a UninCor trazendo outros colegas. Isso significa que estamos no caminho certo e que as discussões promovidas pelo evento têm contribuído para a formação de todos.”.

Rafael Almeida, aluno do Programa de Mestrado em Letras, que apresentou seu projeto de pesquisa na mesa temática “Poéticas do cinema brasileiro”, destacou a organização do evento e, quanto à programação, apontou que "a maior característica foi a interdisciplinaridade. A impressão que tivemos é que todos os ouvintes e participantes saíram extremamente satisfeitos”. Para Daniel Santos, também aluno do Mestrado em Letras, participando pela segunda vez do evento, “alunos, professores e pesquisadores das mais diversas (e distantes!) regiões do Brasil compartilharam na UninCor de um espaço maduro e democrático para discussões de alto nível nas áreas de linguística e literatura. O encontro foi alegre, descontraído e muito produtivo. Reforçou laços e abriu novas portas de contato entre os participantes.”

A professora da Unifran, Vera Lúcia Abriata, participante pela primeira vez do evento, destacou a importância dos Grupos de trabalho e a interação com pesquisadores de todo o Brasil. Para ela, “coordenar o GT “Ação, paixão, dialogismo e polifonia em textos contemporâneos de diferentes gêneros do discurso” e nele apresentar comunicação,  possibilitou-me interagir com pesquisadores do Brasil para refletir sobre as teorias do discurso,  como a Semiótica francesa e a Análise de discurso bakhtiniana e observar sua aplicabilidade a textos atuais de diferentes gêneros do discurso”.