Estudantes do Curso de Psicologia da UninCor deram início, neste período, às atividades da Liga Acadêmica de Psicanálise. O Grupo de Estudos realiza encontros todas as semanas e propõe discutir publicações de autores e desenvolver novos estudos sobre esta área do conhecimento que, apesar de complexa, é bastante contemporânea e exerce grande influência nas atividades e relações humanas.

Coordenados pela professora Nina Arbex, os quase 30 alunos que fazem parte do grupo têm pesquisado, neste primeiro momento, os trabalhos de Freud, considerado "Pai da Psicanálise", como forma de construir toda a base conceitual dos estudos. "A intenção é sempre trabalhar a psicanálise, e não necessariamente só com Freud. O que acontece é que as discussões acabam sempre girando em torno de questões contemporâneas a partir do que a psicanálise propõe. Falamos muito sobre as relações de poder, trabalho, culpa, como o homem se posiciona no mundo, a agressividade, e os textos que serão estudados nas próximas semanas falarão de amor e sexualidade", comentou a professora e adiantou que no próximo semestre já serão inseridos estudos de Lacan, Quinet e Miller.

Para a estudante do quarto período de Psicologia, Marine Lúcia Melo, presidente da Liga, esta tem sido uma experiência enriquecedora. "É muito prazeroso participar dos estudos com pessoas de períodos diferentes mas com algo em comum: a vontade de aprender. Depois que começamos as atividades da Liga, tivemos a oportunidade de interagir nessa deliciosa troca de saberes que está acrescentando muito conhecimento e novas amizades", declarou a graduanda.

A proposta pretende englobar diversas atividades interdisciplinares que envolvam também outros cursos e a comunidade em geral com cinemas-comentados, oficinas, palestras, manifestações culturais que remontem o tema e proponham, inclusive, problematizações e produções científicas através dos diálogos desenvolvidos nos grupos. "O grupo de estudos é uma forma de pensar a psicanálise de modo completamente democrático. Onde todos são iguais, onde todos trazem seus saberes, onde não há alguém que sabe mais e fala de 'verdades absolutas'. Todos se enriquecem juntos e constroem o saber através da troca. Esse é um grande ponto de aprendizado e também uma possibilidade de pensar a psicanálise de modo completamente atual, trazendo os conceitos as questões mais rotineiras e, assim, poder pensar na prática profissional", acrescentou.

Os encontros do Grupo de Estudos são realizados todas as quartas-feiras, às 18h, na Sala 124, Bloco B, no 3º andar da UninCor, Três Corações. Para mais informações basta procurar os membros da Liga ou a Coordenação do Curso de Psicologia.