Outubro é o mês de mobilização quanto à prevenção do Câncer de Mama. A Campanha do Outubro Rosa começou na década de 90, nos EUA, e hoje serve de alerta para mulheres, e homens, do mundo todo, sobre a importância do auto-exame e da visita periódica ao médico. A conscientização é a forma mais eficiente de incentivar que as pessoas cuidem melhor da saúde e a UninCor promoveu, nas últimas semanas, ações para orientar a população.

Os prédios dos Campi da UninCor foram iluminados  Três Corações, Caxambu, Pará de Minas, Betim e Belo Horizonte foram todos iluminados com a cor da Campanha como forma de alertar a todos dos riscos da doença. Professores e alunos também mobilizaram toda a comunidade com dicas, cuidados e orientações sobre as principais formas de prevenção.

Em Três Corações, o Curso de Enfermagem realizou distribuição de panfletos e montou stands com orientações sobre a Saúde da Mulher. De 18 a 21 de outubro, a professora Susinaiara Vilela Avelar e os estudantes do curso falaram sobre a importância da prevenção no diagnóstico precoce da doença, além de distribuição de preservativos e orientação quanto ao uso de métodos contraceptivos.

A professora Maria Celina Ribeiro e os estudantes do Curso de Enfermagem também abordaram a prevenção do Câncer de Mama no Projeto Saúde dos Aposentados e Pensionistas. A ação envolve os beneficiários do Banco Postal – Correio Central e Banco do Brasil de Três Corações, e envolveu também orientações sobre a saúde na Terceira Idade, bons hábitos alimentares, da importância de exames periódicos. Em visita à Italac, também teve orientações para os funcionários da empresa e palestra com a graduanda Thuanny Brito sobre Câncer de Mama e Colo do Útero. Os colaboradores puderam tirar dúvidas sobre o assunto e manusear a "mamamiga", que simula o seio como forma de ensinar a maneira correta de fazer o auto-exame.

Acompanhados dos professores Mário Lucio Ferreira e Ranile Santos, estudantes também estiveram na Clínica da Mulher, para promover ação de conscientização sobre o Câncer e alertar todos sobre a importância dos exames preventivos.

"O Curso de Enfermagem tem também a premissa do trabalho preventivo, da orientação, do cuidado com a atenção básica e do compromisso com a saúde. A prevenção ainda é a melhor maneira de se identificar, o quanto antes, a ocorrência deste tipo de Câncer quando da suspeita de algum nódulo ou alteração na mama. Quanto mais cedo o diagnóstico e os procedimentos clínicos para o início do tratamento, maiores a chances de cura. As pessoas têm que entender que este procedimento simples pode salvar vidas", comentou a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Maria de Fátima Carneiro Ribeiro.