×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/imagens/2016/congresso_internacional_mestrado
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:

apresentacao mestrado2

Mestrado em Letras participa do I Congresso Internacional de Ficção

Docentes e discentes do Programa de Mestrado em Letras participaram I Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso, em São Luís do Maranhão, com a organização de 4 mesas redondas e 10 comunicações, entre os dias 1 a 4 de agosto.

No primeiro dia do evento, 1.º de agosto, a professora Maria Alzira Leite coordenou a mesa “Memórias e discursos: estudos sobre as representações nas teias identitárias”, composta pelos trabalhos “Representações docentes em olhares do eu e do outro: memórias delineadas por (re)construções identitárias, da professora Maria Alzira; “Memórias e representações no discurso político”, da mestranda em Letras pela UninCor Ana Mirian Rodrigues – derivado de sua pesquisa de Mestrado; e “Representações socais e circulação de imagens docentes”, da professora Janaina Bicalho da UFMS.

No dia 02 de agosto, a professora Maria Elisa Rodrigues Moreira coordenou a mesa-redonda “Exercícios de adaptação: da literatura ao cinema, do cinema à literatura”, relacionada com o projeto de pesquisa “Literatura e outras manifestações culturais”, sob sua responsabilidade. A mesa-redonda promoveu um debate acerca das relações entre literatura e cinema, assim como sobre os limites e possibilidades do conceito de adaptação, sendo composta pelos seguintes trabalhos: “Do Chefão de Puzo ao Chefão de Coppola: a adaptação de Don Vito Corleone para as telas do cinema”, de Daniel Santos Ribeiro, mestrando em Letras pela UninCor; “Adaptação ‘às avessas’: o cinema das palavras em O beijo da mulher aranha, de Manuel Puig”, de Juan Ferreira Fiorini, mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia; e “Um olhar sobre o universo narrativo de Star Wars: os livros ilustrados de Jeffrey Brown”, da própria professora Maria Elisa, com resultados parciais de pesquisa que ela começou a desenvolver neste ano.

No mesmo dia 02 de agosto, a professora Maria Alzira Leite apresentou a comunicação “Da sedução à identificação: a mídia orientando emoções”, na sessão reservada a comunicações individuais. No trabalho, a professora refletiu sobre do modo de organização de determinados gêneros discursivas/textuais que circulam na mídia.

No dia 03 de agosto, o professor Luciano Cavalcanti coordenou a mesa-redonda “Literatura e imaginação na Literatura Brasileira”, na qual o tema foi discutido a partir de três trabalhos: “Memória e mito: uma leitura dos Sonetos XV, XVI e XVII de Invenção de Orfeu, de Jorge de Lima”, apresentado pelo professor Luciano Cavalcanti; “Memória e imaginação em Confissões de uma viúva moça, de Machado de Assis”, da professora Cilene Pereira; e “Memória, historia, ficção: aproximações e distanciamentos em Cittá Di Roma, de Zélia Gattai”, de Sheila Santos, mestranda em Letras pela UninCor. Todos os trabalhos são derivados de investigações no Projeto de Pesquisa “Poéticas da memória e da ficção”, coordenador pelo professor Luciano Cavalcanti.

No dia 04 de agosto, último dia do evento, a professora Cilene Pereira coordenou a mesa-redonda “Literatura de Minas vozes esquecidas”, com o objetivo de refletir sobre a literatura mineira não canônica. A mesa contou com a participação de três trabalhos: “O incognoscível e a revelação poética em Canto da hora amarga, Cancioneiro e O espelho e a musa, de Emílio Moura”, apresentado pelo professor Luciano Cavalcanti; “A poética da violência em Wander Piroli”, da professora Cilene Pereira; e “Imagens e representações da casa nos escritos de Carolina Maria de Jesus”, de Aline Arruda, professora do IFSULMINAS. Os três trabalhos estão relacionados ao projeto e grupo de pesquisa “Minas Gerais – Diálogos”, coordenado pela professora Cilene Pereira e cadastrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. 

{gallery}/imagens/2016/congresso_internacional_mestrado{/gallery}