×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/imagens/2016/antimanicomial
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:

 
Para conscientizar toda comunidade acadêmica, os estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social da UninCor realizaram, de 23 a 25 de maio a Semana Integrada da Luta Antimanicomial. A temática propõe uma reflexão multidisciplinar quanto ao bem-estar social e os direitos da pessoa com sofrimento mental.
 
O movimento de humanização no tratamento realizado pela Saúde Mental cresceu desde os anos 80 e tem produzido grandes transformações no âmbito das políticas públicas e avanços normativos e assistenciais aos portadores de transtorno mental, seus familiares e a sociedade. "Hoje, a proposta é realmente combater a sensação de abandono e a discriminação do paciente através de um tratamento mais humanizado, com profissionais especializados de diferentes áreas e de socialização, e a família tem um papel fundamental neste processo", comentou a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Maria de Fátima Carneiro Ribeiro. 
 
Para o Coordenador do Curso de Psicologia, professor Jesus Alexandre Tavares Monteiro, "esta Luta vem justamente mostrar a realidade, ainda recente, que suscitou a Reforma Psiquiátrica Brasileira substituindo os antigos métodos de isolamento do indivíduo com transtorno mental e os desafios de inclusão das diversidades com responsabilidade e respeito".
 
A Semana também comemorou os 80 anos do Serviço Social no Brasil e deixou evidente o papel importante do Assistente Social no contexto das ações voltadas para a Saúde Mental. "Esse atendimento multiprofissional requer uma atuação efetiva de várias frentes de trabalho e vem conquistado um grande avanço neste tratamento específico nas últimas décadas. A manutenção da cidadania também faz parte da luta antimanicomial e vem diretamente ligada a políticas públicas integradas como por exemplo os CAPS e os Programas de Saúde da Família", comentou a Coordenadora do Curso de Serviço Social, professora Namar Figueiredo.  
 
A programação reuniu ainda encenação com o teatro "Neurose" proposto pelos estudantes do 9º período de Enfermagem, apresentação cultural do Curso de Serviço Social, análise de filme e mesa redonda sobre o documentário "Estamira" e exposição de fotos da História da Saúde Mental no Brasil, retiradas do livro "O Holocausto Brasileiro" da jornalista Daniela Arbex. O evento também contou com a presença do Coordenador Nacional do Morhan - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, Arthur Custódio, que traçou um paralelo com a realidade dos antigos manicômios com relação ao isolamento e aos tratamentos questionáveis aos quais pacientes eram submetidos; e mesa redonda com a participação da enfermeira Susinaiara Vilela Avelar Rosa, do psicólogo Mateus Felipe Souza César e da assistente social Ana Paula Campos, que debateram sobre a importancia do trabalho interdisciplinar em saúde. Atendidos pelo CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, de Três Corações, também participaram da semana com exposição de trabalhos e apresentação do Coral do CAPS.

 {gallery}/imagens/2016/antimanicomial{/gallery}