Para conscientizar toda comunidade acadêmica, os estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social da UninCor realizaram, de 23 a 25 de maio a Semana Integrada da Luta Antimanicomial. A temática propõe uma reflexão multidisciplinar quanto ao bem-estar social e os direitos da pessoa com sofrimento mental.

O movimento de humanização no tratamento realizado pela Saúde Mental cresceu desde os anos 80 e tem produzido grandes transformações no âmbito das políticas públicas e avanços normativos e assistenciais aos portadores de transtorno mental, seus familiares e a sociedade. "Hoje, a proposta é realmente combater a sensação de abandono e a discriminação do paciente através de um tratamento mais humanizado, com profissionais especializados de diferentes áreas e de socialização, e a família tem um papel fundamental neste processo", comentou a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Maria de Fátima Carneiro Ribeiro.

Para o Coordenador do Curso de Psicologia, professor Jesus Alexandre Tavares Monteiro, "esta Luta vem justamente mostrar a realidade, ainda recente, que suscitou a Reforma Psiquiátrica Brasileira substituindo os antigos métodos de isolamento do indivíduo com transtorno mental e os desafios de inclusão das diversidades com responsabilidade e respeito".

A Semana também comemorou os 80 anos do Serviço Social no Brasil e deixou evidente o papel importante do Assistente Social no contexto das ações voltadas para a Saúde Mental. "Esse atendimento multiprofissional requer uma atuação efetiva de várias frentes de trabalho e vem conquistado um grande avanço neste tratamento específico nas últimas décadas. A manutenção da cidadania também faz parte da luta antimanicomial e vem diretamente ligada a políticas públicas integradas como por exemplo os CAPS e os Programas de Saúde da Família", comentou a Coordenadora do Curso de Serviço Social, professora Namar Figueiredo.

A programação reuniu ainda encenação com o teatro "Neurose" proposto pelos estudantes do 9º período de Enfermagem, apresentação cultural do Curso de Serviço Social, análise de filme e mesa redonda sobre o documentário "Estamira" e exposição de fotos da História da Saúde Mental no Brasil, retiradas do livro "O Holocausto Brasileiro" da jornalista Daniela Arbex. O evento também contou com a presença do Coordenador Nacional do Morhan - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, Arthur Custódio, que traçou um paralelo com a realidade dos antigos manicômios com relação ao isolamento e aos tratamentos questionáveis aos quais pacientes eram submetidos; e mesa redonda com a participação da enfermeira Susinaiara Vilela Avelar Rosa, do psicólogo Mateus Felipe Souza César e da assistente social Ana Paula Campos, que debateram sobre a importancia do trabalho interdisciplinar em saúde. Atendidos pelo CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, de Três Corações, também participaram da semana com exposição de trabalhos e apresentação do Coral do CAPS.