Como atividade da disciplina de Tecnologia, Higiene e Inspeção de Leite e Derivados, do Curso de Medicina Veterinária, os alunos do 8º período participaram do "Julgamento do Leite", simulando um tribunal com prós e contras os processos de produção e consumo do produto.

A proposta dos professores Rodrigo Alves Barros e Miriam de Andrade Pereira era promover um debate sobre os benefícios e malefícios do leite. "Eles tiveram que aprofundar os conhecimentos para poder participar da atividade, e não só da parte que cada grupo estava defendendo, já que tinham que contra-argumentar e confrontar ideias com embasamento científico", comentou a professora Miriam de Andrade Pereira.

Dentre os argumentos apresentados pelos alunos sobre os benefícios do leite estão a fonte de Cálcio, fonte de vitaminas e proteínas, prevenção de controle de doenças como Diabetes, Insônia e Depressão. Já o outro grupo falou dos perigos do consumo para quem tem intolerância à lactose, alergia ao leite, do bem-estar animal.

No período da tarde, os alunos foram ao Laboratório de Dietética e Gastronomia onde realizaram aula prática de produção de Queijo Minas. Eles puderam entender melhor os cuidados no manuseio do produto e higiene e compreender o processo de pasteurização do leite.