Com equipamentos de alta precisão e tecnologia, laboratório oferece mais completo serviço no Sul de Minas

A UninCor realiza esta semana a inauguração do Semear, o mais bem equipado Laboratório de Análise de Solos e Folhas do Sul de Minas, que vai atender produtores, cooperativas e sindicatos de toda região.

Com mais de R$ 700mil em investimentos, o Laboratório foi estruturado com equipamentos modernos que garantem mais precisão e segurança nas análises. “Nós buscamos os melhores equipamentos para oferecer um serviço completo e de excelência em análises e pesquisas agronômicas”, comentou o Diretor Executivo da UninCor, professor Túlio Marcos Romano.

Preparado para realizar cerca de 150 análises por dia, o laboratório é formado por uma equipe especializada e os procedimentos técnicos seguem controle de qualidade com padrões da Embrapa e do IAC. "Este laboratório representa um avanço importante para o Curso de Agronomia e também para a comunidade. Ele funciona como uma oportunidade de estágio para os alunos, práticas de aprendizagem, incentivo à pesquisa, principalmente voltada a fertilidade de solos e nutrição mineral de plantas", avalia o Coordenador do Curso de Agronomia, professor Ramiro Machado Rezende.

Além do próprio Semear e dos pontos de coleta em parceria com lojas especializadas e com instituições de pesquisa para facilitar a entrega do material, o produtor também pode enviar gratuitamente as amostras para o laboratório. O resultado sai em até sete dias úteis e o laudo pode se consultado pela internet.

Para o extensionista da Emater Três Corações, o Engenheiro Agrônomo Cícero Caldeira, essa agilidade nos resultados vai beneficiar, e muito, na orientação técnica dos agrônomos e no manejo realizado pelo produtor. "Tem muitos produtores que ainda têm o hábito de jogar corretivos sem recomendação, o que na verdade é incorreto pois o ideal seria fazer as análises de solos e folhas para aplicar a quantidade recomendada de nutrientes, isso evita desperdícios e permite melhor desenvolvimento da planta. A maioria também deixa de fazer análise de folhas por conta da dificuldade de acondicionar e levar a amostra até os laboratórios credenciados e com o Semear, aqui em Três Corações, isso vai facilitar a entrega do material para produtores de toda região".

Com o empreendimento, a UninCor pretende contribuir com o desenvolvimento acadêmico e, social através de um investimento que vai beneficiar estudantes, pesquisadores, agrônomos e produtores rurais. O Laboratório vai funcionar na UninCor com entrada pela Rua Vereador Daniel Neder, ao lado do Colégio de Aplicação. Para mais informações, basta acessar o site semear.unincor.br ou ligar para 35 3239 1120.