A UninCor realizou neste final de semana mais uma ação social no Taquaral, envolvendo a população da comunidade e também do bairro Cota. A proposta é mobilizar os moradores de forma multidisciplinar oferecendo serviços, orientações e atividades para integrá-los e permitir uma troca de experiências, de conhecimentos e cultural entre eles e os estudantes.

O Projeto Prosa em Roda trouxe para esta edição o tema Cidadania e Organização Comunitária. O Curso de Serviço Social prestou orientações sobre direitos, programas sociais e tratou também da questão quilombola na qual a comunidade está inserida; a turma de Estética e Cosmética realizou SPA das mãos, massagem nas costas e limpeza facial com dicas de beleza e estudantes do Curso de Educação Física mediram o Índice de Massa Corpórea, falaram sobre a importância de atividades físicas e realizaram práticas de recreação com as crianças.

"Eles possuem uma ancestralidade quilombola e, nestes encontros, nós estimulamos por meio de conversas, depoimentos e resgate histórico o entendimento coletivo deles sobre esta questão. É importante eles se identificarem como tais porque assim, além de fortalecer a identidade e a ancestralidade é possível desenvolver políticas públicas e projetos que vão certamente agregar bastante à comunidade, às famílias e à cultura local", comenta a Coordenadora do Curso de Serviço Social, professora Namar Figueiredo.

As ações vão seguir com a prática do projeto que abrange várias áreas do conhecimento com participação também dos cursos de Nutrição, Psicologia e Enfermagem. "A intenção é promover realmente esta aproximação da Universidade com a comunidade do Taquaral e Cota. Este envolvimento enriquece o aprendizado dos alunos, as relações com a comunidade e a prática através de serviços de qualidade e gratuitos para a população", comentou a Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética, professora Fernanda Augusta Marques Pinheiro.