O Curso de Ciências Contábeis realizou na segunda-feira [28], no Salão Nobre, mais um Seminário Imposto de Renda colocam em prática os conteúdos adquiridos sobre o IR, prazos, declaração, restituição e sanar as principais dúvidas sobre os informes de rendimento.

A atividade, organizada pelos estudantes dos 7º e 8º períodos, iniciou com palestra sobre "Desvendando o programa de IRPF2016", com a contadora Josiane Cristina Oliveira Pardini, do SENAC-MG. Em seguida, os alunos prepararam, de forma descontraída, a paródia "Escolinha do Professor Leão", com texto ressaltando as normas e legislação do IRPF2016. "Imposto de Renda é um assunto difícil de se tratar e os alunos conseguiram trazer isso a público de maneira diferente, agradável, dinâmica e, assim, o aprendizado flui melhor", comentou o professor Luiz Augusto Reis de Almeida, que auxiliou a formatação do trabalho apresentado pelos alunos.

Para a idealizadora do projeto, professora Talilian Borges, "tanto o teatro quanto a palestra serviram para elucidar pontos importantes das normas e os prazos que envolvem o IR. É importante lembrar a todos os contribuintes, que estão obrigados a declarar o imposto de renda, procurem seu contador e não deixem para última hora para que assim se tenha mais tranquilidade e segurança no envio da declaração e evitando também multas junto ao fisco". O prazo de entrega da declaração termina em 29 de abril. Após esta data, o contribuinte terá de pagar multa de 1%  do imposto devido ao mês. Em disposições gerais, é obrigatória a declaração para quem recebeu mais de R$ 28.123,91 de renda tributável no período. Neste ano, a restituição será realizada em sete lotes, com início em junho, conforme divulgado no sitewww.receita.fazenda.gov.br