Como forma de aprofundar os conteúdos voltados para educação inclusiva e das ações que contribuíram para o desenvolvimento de políticas públicas que fizessem a diferença na forma de acesso, integração e socialização da pessoa com deficiência nas escolas, estudantes participaram de uma discussão do filme O Milagre de Anne Sullivan. A proposta da professora Luciana Barcelos Penha Pereira, que ministra disciplina de Libras - Língua Brasileira de Sinais envolveu turmas do 1º período de Pedagogia e do 5º período de Educação Física - Licenciatura na última semana.

O filme, ganhador de Oscar de melhor atriz [Anne Bancroft] e melhor atriz coadjuvante [Patty Duke] é baseado na história real que Helen Keller conta em sua auto-biografia "The Story of My Life". O drama, de 1962, leva para o cinema a história de uma jovem cega e surda, Helen Keller, ajudada pela professora Anne Sullivan, que com dedicação e persistência insistiu em ensiná-la a adaptar-se ao mundo que a rodeava. O enredo mostra também o confronto entre a professora e os pais de Helen que sentiam pena da filha, privando-a do convívio social e limitando suas experiências de vida.

Para a professora Luciana Pereira, "a atividade de ensino-aprendizagem gerou uma ampla reflexão a respeito da formação humana dos educadores, as perspectivas no trabalho com pessoas com deficiência e a importância da família neste contexto". Após a análise do filme, os alunos propuseram discussões e defenderam pontos de vista diferentes sob a ótica de Helen Keller, de Anne Sulivan e dos pais protetores.