20151121 103044

UninCor e Assoditri realizam evento de conscientização sobre Diabetes

Na semana de luta contra o Diabetes, a Assoditri - Associação dos Diabéticos de Três Corações, com apoio da UninCor, realizou, na manhã do dia 21 de novembro, uma ação de conscientização e orientações de saúde na Praça Odilon Rezende. Com o tema "Agir Hoje para mudar o Amanhã", a campanha teve o objetivo de esclarecer a população sobre os cuidados e os hábitos que evitam a doença e, também, que ajudam no controle do Diabetes. 

O evento contou com participação dos estudantes e professores do curso de Nutrição, com recomendações sobre hábitos alimentares e orientação nutricional; Educação Física, que falou da importância de se combater o sedentarismo e realizar atividades físicas; Enfermagem, com aferição da pressão arterial; Farmácia, com medição de taxa de glicemia; Estética e Cosmética que ofereceu serviços de massagem relaxante e facial e limpeza de pele; e Serviço Social com orientações sobre programas sociais e projetos de apoio junto à comunidade. Além da UninCor, a organização contou também com a presença de médicos endocrinologistas e a equipe do Núcleo de Saúde da Família, da Prefeitura de Três Corações. 

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina - hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue - ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O nível de glicose no sangue fica alto -  a famosa hiperglicemia - e o paciente tem que fazer o controle através de medicamentos, alimentação saudável e atividades físicas. Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações, portanto, é preciso se prevenir e consultar regularmente uma equipe de saúde.  

De acordo com a Assoditri, que funciona há 22 anos na cidade, Três Corações possui 1200 diabéticos cadastrados na associação em tratamento e que realizam regularmente o controle da doença, mas que esse número pode ser ainda maior pois muitas pessoas não sabem que têm Diabetes. A Assoditri funciona à Av. Brasil, 265, Bairro Jardim América. Mais informações, basta entrar em contato através do telefone 3231 4161.