Seminário realizado na segunda-feira, 18, na UninCor Pará de Minas, promoveu uma mesa redonda sobre um assunto que tem dividido opiniões de especialistas, contribuintes, classes trabalhistas e no Congresso Nacional. O evento, promovido pelo Curso de Ciências Contábeis e pelo Núcleo de Práticas Contábeis, abordou temas importantes sobre "A Reforma da Previdência: entenda a PEC 287/2016" e reuniu especialistas, professores e alunos na Sala Multimídia do Campus.
 
"Foi uma experiência enriquecedora porque, além de provocar o debate, mostra o compromisso da Universidade com a formação cidadã e o compromisso com a defesa dos direitos dos cidadãos. Não se trata apenas de se posicionar a favor ou contra a Reforma, mas, antes de se tomar posição sobre o assunto, é preciso entender o que significa a Reforma da Previdência", comentou o Coordenador Pedagógico do Campus, professor Pedro Carlos Santos.
 
O evento teve mediação do Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Campus, professor Geraldo Magela Silva e participação do Diretor Presidente da ParaPrev - Instituto de Previdência do Servidor de Pará de Minas, Marcos Antônio Duarte; Diretora de Previdência e Atuária, Juliana de Oliveira Leite; o Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da 18ª Subseção da OAB/MG, Dr. Marcio Pereira campos; Vice-Presidente da Comissão, Dr. Bernardo Lucca e Queiroz; Secretária da Comissão, Drª. Naura Maria Lavínia Cáfaro; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pará de Minas, João Bosco e Silva; Chefe de Benefícios do INSS de Pará de Minas, Euzébio Lopes Amaral; Técnica Previdenciária do INSS, Maria José Lima de Oliveira; Professor de Direitos Trabalhista e Previdenciário da UninCor, Dr. Moisés Eugênio Ferreira. 
 
O Projeto de Lei proposto pelo Governo Federal, segue em análise pela Câmara dos Deputados e deve ser votado no início de maio. Dentre os principais pontos discutidos estão as mudanças na idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria, regras de transição, pensões e benefícios, Aposentadoria Rural e das categorias de Professores e Policiais.