Corpo do txt 2Em ação de fortalecimento ao movimento do Outubro Rosa, docentes e estudantes dos cursos de Enfermagem Universidade Vale do Rio Verde – UninCor de Belo Horizonte realizam ações de conscientização com os colaboradores da própria Universidade, no dia 22 de outubro. Os colaboradores foram acolhidos pela equipe, receberam orientações e participaram de dinâmicas e rodas de conversa.

Corpo do txt

O professor José Rodrigo explica que essas ações servem para conscientizar, além da população geral, também colaboradores que vivem o universo da universidade diariamente e são grandes atores na disseminação das boas práticas educativas de saúde. Foram desenvolvidas atividades voltadas às mulheres para incentivar o autoexame das mamas, além da realização de exames preventivos, autoexame e importância do acompanhamento por um profissional de saúde anualmente. Esse tipo de ação é importante, não somente para o público feminino mas também para o público masculino, pois fomenta as ações de autocuidado, para que a população se conscientize em relação ao Outubro Rosa. Ressalta-se que, mesmo raro, homens também podem desenvolver o câncer de mama.

A programação do Outubro Rosa também contou com o apoio do professor Jesus Alexandre Tavares, que acompanhou as ações de orientações sobre a importância do autocuidado das mamas, ação educativa sobre mitos e verdades sobre o câncer de mama e acolhimento dos colaboradores.