papo do intervaloO coordenador pedagógico da UninCor Belo Horizonte, Pedro Carlos Ferreira Santos criou um canal no YouTube com foco nos professores, utilizando sua vivência como norte. 

 O canal, que recebeu o nome de “Papo do Intervalo”, é um espaço onde o docente divide sua experiência profissional, discute tecnologias e metodologias específicas da área, e assuntos diversos relacionados com a sala de aula. Também contempla temas da Filosofia e do Existencialismo. 

 Sobre a ideia da criação do canal, Pedro comenta: “Esse é um projeto que já estava em mente desde o ano passado, de criar um canal para a troca de experiências sobre Educação, prática pedagógica, metodologias e também Filosofia, que é a minha área de formação. A inspiração para o nome veio da minha vivência de mais de 20 anos como professor, e percebo que mesmo quando estamos no nosso intervalo, continuamos falando de assuntos relacionados à prática docente, dificuldades de alunos, provas, etc. e também trocamos experiências exitosas que acontecem na sala de aula”. Mas o canal vai além da sala de aula e pretende mostrar a vida do professor em outros ambientes: “também falamos dos nossos hobbies, da nossa família, etc.”, completa. 

 Professor pedro canal youtubeEntre os temas já abordados estão “Derrida e o conceito de desconstrução: ponderações para pensar a diversidade”; “Como partilhar sua apresentação no meet e não perder o contato visual com a turma” e também a receita de uma geleia de beterraba com casca de banana, confirmando a variedade de assuntos. 

 O canal lançará conteúdos novos todas as quintas-feiras, e a cada 15 dias levará um professor para um bate papo.  

 Em maio, o “Papo do Intervalo” lançará uma novidade, o quadro “Onde anda você?”, no qual Pedro conversará com ex-alunos (dois a cada encontro) com o intuito de saber como estão depois da formatura, se estão atuando na área, entre outros assuntos. “É sempre uma alegria, para nós professores, revermos nossos ex-alunos e saber como eles estão”, diz o dono do canal. 

 Pedro é graduado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino/PUCMG, com especialização em Ética e Filosofia Contemporânea pela UFSJ e mestre em Educação pela UninCor. Pós-graduado em psicopedagogia e atualmente está cursando Pedagogia EAD. 

 O canal pode ser acesso pelo link .