maos pela vida3Foi iniciada, na última segunda-feira (30/09), a primeira ação do projeto Mãos pela Vida, realizado pela Liga Acadêmica de Enfermagem, do campus Belo Horizonte da UninCor, e que consiste em oferecer treinamento básico de primeiros socorros aos alunos, professores e funcionários de escolas públicas, conforme estabelece a Lei Federal 11.722/2018, conhecida como Lei Lucas. A lei foi criada em homenagem a um menino que faleceu devido a um engasgo, durante a uma excursão escolar, em São Paulo, e onde não havia pessoas capacitadas para realizar as manobras de primeiros socorros.

Com o projeto Mãos Pela Vida, os estudantes e professores de Enfermagem apresentarão nas escolas, a forma correta de se proceder, em situações de emergência como, por exemplo, de parada cardíaca ou engasgo. A iniciativa é realizada em parceria com Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e atende à determinação de manter, nas instituições de ensino, programas de treinamento contínuo sobre Suporte Básico de Vida.

“A ação é de grande valia, pois no Brasil, a cada dez paradas cardiorrespiratórias, oito acontecem fora dos serviços de saúde, na presença de leigos. E destas, duas maos pela vidasão em crianças ou adolescentes. Por isso, o mais importante é termos a consciência de que com medidas simples e realizadas de forma correta, as nossas mãos podem ser os canais para a sobrevivência de uma pessoa”, afirma o coordenador do curso de Enfermagem, professor Daniel Fernandes.

maos pela vida 2