No dia 20 de março, foram iniciados os atendimentos da Clínica Acadêmica de Enfermagem do Trabalho do curso de Enfermagem dos campi da UninCor, em Belo Horizonte e Betim. A iniciativa é realizada por meio de um projeto de extensão, que abrange alunos dos 1º ao 10º período, cujo objetivo é atender uma demanda constante de empresas que queriam executar ações de saúde com seus colaboradores.

Para atender essas empresas, uma vez por mês, é montado um consultório itinerante de enfermagem da UninCor, para realizar consultas, orientações e ações com os funcionários. A primeira empresa atendida foi Repelube Combustíveis, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, na divisa entre os municípios de Contagem e Betim e que conta com 200 colaboradores. Desde que foi criado, o projeto tem atendido duas instituições parceiras, atingindo um total de 650 pessoas.

A enfermagem compreende, atualmente, a principal força motriz do Sistema Único de Saúde (SUS) e, seguindo as diretrizes curriculares nacionais, prega que o profissional deve atuar de forma generalista, capaz de prestar assistência, fazer gestão, auditoria, educação ou pesquisa em qualquer nível de atenção à saúde. “Por isso, a UninCor, que é estruturada nos três pilares de ensino, pesquisa e extensão, investe em atividades que ofereçam aprendizado prático aos estudantes, através do relacionamento com a comunidade onde a universidade está inserida”, avalia o coordenador do curso de Enfermagem dos campi Belo Horizonte e Betim da UninCor, professor Daniel Fernandes.