A UninCor-BH promoveu, no último sábado, 26, o "II Simpósio do PIN", reunindo trabalhos de alunos dos campi Belo Horizonte, Betim e Pará de Minas. O evento, organizado pelos professores Dejanir Júnior, Graziella Patrício e Sérgio Magalhães, com participação dos professores das disciplinas de PIN’s dos demais campi, possibilitou uma discussão sobre a prática que permeia o desenvolvimento das atividades nos Projetos Integradores.
Na oportunidade, os docentes relataram suas experiências acerca da implantação de nova metodologia para a condução dos projetos, orientada pelo Manual, o que permitiu a apresentação de trabalhos finais e formatos como Portfólios, Manuais, Cartilhas, Palestras em Escolas e Hospitais, Projetos de Intervenção, Aplicativos de Celular, Blogs. Dessa forma, foi possível obter resultados que viabilizaram a proposta interdisciplinar, preconizada pelo Projeto Integrador. Além disso, é importante destacar que algumas das atividades desenvolvidas no PIN, resultaram em Projetos de Pesquisa e culminarão na produção de Artigos Científicos.
Para a Reitora da UninCor, professora Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza, “dar continuidade em outro semestre e ainda resultar em projetos de iniciação científica será um ganho enorme para o aluno, professor e IES”.
De acordo com a professora Zelma Leal, Coordenadora dos cursos de Gestão da UninCor-Betim, “é notório o maior envolvimento dos alunos a partir da implantação do novo formato do PIN. As possibilidades são muitas e os resultados dos Projetos foi surpreendente. Os produtos criativos apresentados pelos alunos foram excelentes”.
Responsável pelo PIN – Meio Ambiente e Sustentabilidade do Curso de Odontologia da UninCor-BH, o professor Dirceu Antônio Cordeiro Júnior ressaltou as contribuições que a nova proposta do PIN trouxe para a condução das atividades da disciplina. “Percebi um maior envolvimento dos alunos, principalmente na parte prática do projeto”, comentou.
No encerramento, houve a apresentação da versão ampliada e revisada do Manual do Projeto Integrador e com a constatação de que as propostas do PIN têm se fortalecido no sentido da consolidação do conhecimento pelos alunos e professores.