A UninCor participou, na última terça-feira, 2, de reunião para assinatura simbólica do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação, com apoio do Ministério da Justiça e Cidadania, e realizada em parceria com a Associação Comercial de Minas - ACMinas e o Movimento Conspiração Mineira pela Educação.

A proposta visa, por meio da participação das IESs, uma formação mais comprometida com a construção da paz, da defesa dos Direitos Humanos e da democracia. O Acordo de Cooperação prevê ainda a consolidação de uma cultura de paz e não violência, de enfrentamento aos estereótipos de gênero, étnico-racial, religião, origem, idade, situação social, econômica e cultural, orientação sexual e identidade de gênero (LGBT), combatendo a discriminação e a intolerância com grupos em situação de vulnerabilidade.

A adesão ao acordo permite uma aproximação maior entre a comunidade e as instituições educacionais, que passam a ter uma maior responsabilidade de gerar conhecimento e ações interdisciplinares e participativas voltados ao ensino, pesquisa e extensão como forma de promover a justiça social.

Para o coordenador do NOP - Núcleo de Orientação Psicopedagógica da UninCor-BH, professor Cláudio Vieira de Lima, a adesão a ações como esta corroboram o papel fundamental da universidade como espaço democrático e de promoção da cidadania. "Esta é uma resposta à violencia diária que muitas vezes provoca a negação de direitos da pessoa humana em todos os espaços sociais", comentou.

Mais informações sobre a participação das IESs pela promoção dos Direitos Humanos basta acessar o site educacaoemdireitoshumanos.mec.gov.br.