2ª caminhada Passos que Salvam mobilizou 600 participantes no último domingo em prol do Hospital do Câncer de Barretos  

A 2ª Caminhada Passos que Salvam, realizada no último domingo [22], com apoio da UninCor, envolveu mais de 600 inscritos e toda comunidade tricordiana quanto à conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.  

A concentração foi de frente à UninCor, onde os participantes tiveram orientações sobre a prevenção da doença, acompanharam a apresentação das crianças do Projeto de Dança e Ginástica Artística de Três corações, realizaram alongamento antes de iniciar o trajeto e receberam aplicação de protetor solar e orientações de cuidados com a pele com os estudantes do Curso de Estética e Cosmética, sob a orientação da Profª. Tarise Borges. Alunos do curso de Educação Física, juntamente com o Prof. Edison Santos, auxiliaram a equipe organizadora durante todo o caminho que seguiu pelo Centro da cidade, passando pelo Bairro Santa Tereza até o Parque Dondinho. Na chegada, houve atividades voltadas para a área da saúde e os estudantes do Curso de Enfermagem, acompanhados da Profª Maria Celina da Piedade Ribeiro, prestaram serviços de aferição da pressão arterial e dicas sobre hábitos saudáveis. 

A iniciativa, no Brasil, é uma proposta do Hospital do Câncer de Barretos. Com o lema "Todos em direção à cura do Câncer Infanto-Juvenil", a proposta é alertar pais e familiares quantos aos principais sintomas iniciais da doença e recomendar a visita periódica ao médico especialista. Todos os anos, segundo a unidade infantojuvenil do HCB, 12.500 novos casos da doença são diagnosticados no Brasil e a expectativa é que esse número aumente pelo menos em 30% até 2020.