Ritual característico do curso é uma referência a Florence Nightingale, uma das precursoras da enfermagem moderna.

Em comemoração ao Dia do Enfermeiro [12 de maio], a Coordenação do Curso de Enfermagem da UninCor, em parceria com todo o colegiado do curso, realizou ontem [13] evento em homenagem a alunos, professores e profissionais da área.

Na programação, a Coordenadora de Enfermagem do SAMU – Regional Sul, Marilene Faria Oliveira, ministrou palestra sobre a atuação no atendimento pré-hospitalar e no serviço de Urgência na região.

O evento também instituiu no calendário do curso o ritual da Passagem da Lâmpada. A cerimônia é uma homenagem a uma das precursoras da Enfermagem moderna, Florence Nightingale. Na cerimônia, os alunos do 9° Período, representados pelo graduando Abraão Lucas Pereira, receberam a chama da Lâmpada demonstrando o comprometimento e a dedicação dos futuros enfermeiros com  a profissão.

“A Passagem da Lâmpada é uma referência à Florence e marca o envolvimento dos estudantes com a carreira que escolheram. A chama acesa representa o cuidado, a dedicação, a sabedoria, o compromisso profissional  e a busca constante pela qualidade assistencial da enfermagem”, comenta a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Maria de Fátima Carneiro Ribeiro.

Passagem da Lâmpada
Florence ficou mundialmente conhecida pelos serviços prestados junto à sua equipe aos soldados, em hospitais de campanha improvisados, durante a Guerra da Crimeia, em 1854. A assistência que ela prestava aos enfermos seguia inclusive com rondas noturna, o que acabou rendendo à enfermeira a alcunha de "Dama da Lâmpada". Desta forma, a cerimônia da Passagem da Lâmpada, remete à dedicação, à ética, ao cuidado e ao empenho dos profissionais.