Em comemoração ao Dia da Enfermagem [12 de maio], hoje [13], a partir das 19h, no Salão Nobre, tem programação especial para os estudantes do curso, professores e profissionais da área.

O evento vai contar com a presença da Coordenadora de Enfermagem do SAMU, Marilene Faria Oliveira, que vai ministrar palestra sobre o trabalho do profissional do atendimento de Urgência e, também, com a cerimônia de Passagem da Lâmpada. O ritual será instituído no curso para a 8ª turma de Enfermagem e simboliza o comprometimento e a dedicação dos futuros enfermeiros com a profissão.

Passagem da Lâmpada
A cerimônia que marca a Passagem da Lâmpada é uma homenagem a Florence Nightingale, um marco para a enfermagem moderna. Florence ficou conhecida pelos trabalhos prestados junto à sua equipe aos soldados, em um hospital improvisado, durante a Guerra da Crimeia, em 1854. Os enfermos a chamavam de "Dama da Lâmpada" pelas rondas que fazia guiada pela chama da lamparina que carregava para iluminar os corredores enquanto visitava as enfermarias de madrugada.

 

dia-do-enfermeiro