Todas as terças-feiras, pela manhã, animais são imunizados gratuitamente com a dose antirrábica

vet01O curso de Medicina Veterinária deu início, ontem [05], à campanha de Vacinação Antirrábica de Equídeos - cavalos, burros, mulas e jumentos. Os animais recebem a dose da vacina gratuitamente, todas as terças-feiras, de 8h às 11h, na Fazenda Experimental da UninCor.

A iniciativa teve início no ano passado na disciplina de Projeto Integrador - PIN e, este ano, entra no programa de Extensão da Universidade. "A gente teve essa ideia porque, muitas vezes, fica difícil para o pequeno produtor ou para quem tem poucos animais adquirir a dose da vacina, que vem geralmente em quantidade maior do que ele precisa. Dessa forma, isso garante a imunização do animal e evita o armazenamento, estocagem ou desperdício das outras doses", comenta Higor Forasteiro Baldi, estudante do 4º período de Medicina Veterinária, que, ano passado, estava também na equipe que iniciou o projeto.

De acordo com o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Prof. Rodrigo Barros, a campanha vai além da vacinação. "Quando o cavalo é levado, antes da aplicação da vacina, ele passa por uma avaliação clínica. Com esse acompanhamento dos graduandos e profissionais da Fazenda, se for identificada alguma alteração na saúde no animal, os proprietários e cuidadores são orientados e já encaminhados para atendimento no período da tarde", enfatizou o Coordenador.

A Vacina Antirrábica previne a Raiva. A doença é transmitida geralmente por morcegos hematófagos e é letal para animais e também para o homem. Apesar de não ser obrigatória, segundo o IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária, é importante que a vacinação contra a Raiva seja realizada pois a doença, em herbívoros, é endêmica no estado. De acordo com dados de encaminhamentos de animais para necrópsia e análise laboratorial na Fazenda Experimental, em 2013 e 2014, foram confirmados 3 casos de óbito de equinos por Raiva, no município. A Fazenda está localizada na estrada que segue ao final da Rua Glorinha de Paiva, bairro Cinturão Verde, em Três Corações.