Realizado ontem [26], no Salão Nobre da UninCor, o I Seminário Regional de Uso Consciente e Racional da Água reuniu estudantes, profissionais, representantes do poder público, especialistas e toda comunidade na busca de propostas de como preservar e utilizar nossos recursos hídricos de forma sustentável. O encontro foi uma parceria entre a UninCor, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde - CBHVerde, a Prefeitura de Três Corações e Câmara Municipal.

Com palestras e grupos de discussão, foram elaboradas propostas que possam, através de uma ação conjunta, ser implementadas buscando soluções para o uso consciente da água. Para o Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da UninCor, Prof Luiz Antônio Andriatta Ayres, a água é um bem de todos e precisa ser preservada. “A UninCor é um espaço democrático de saberes e, neste evento, pudemos desenvolver os pilares fundamentais da Universidade como o Ensino – oferecendo esta oportunidade aos nossos alunos e corpo docente, Pesquisa – dialogando com os estudos já realizados e nos utilizando das estatísticas para solucionar os problemas e a Extensão – envolvendo parceiros e a comunidade em busca de um bem comum”, comentou o Prof. Luiz Antônio.

Na apresentação, os palestrantes levantaram dados e estudos apontando a situação atual dos recursos naturais disponíveis, principalmente na região da Bacia do Rio Verde e afluentes. À tarde, os participantes realizaram grupos de discussão que levantaram medidas a serem tomadas de acordo com 4 Eixos Temáticos: Política Municipal de Proteção aos recursos Hídricos; Uso Racional da água na zona rural; Uso Racional da água na zona urbana [Indústrias]; Uso Racional da água na zona urbana [Residencial]. O material será ainda analisado quanto à viabilidade de implantação e, depois, serem desenvolvidos em planos de ação para que venham a ser colocados em prática.