Informações Gerais
Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas
Perfil do Egresso
A proposta pedagógica do Curso Ciências Contábeis objetiva contemplar a criação e o desenvolvimento de competências profissionais estruturadas em três eixos interligados e complementares.
Eixo 1- Competências Técnicas: congrega as competências voltadas aos conhecimentos específicos da área de contabilidade, orçamento, planejamento, custos e controles internos, legislações profissionais, empresariais, trabalhistas e previdenciárias;
Eixo 2 - Competências Comportamentais: relacionadas com os aspectos comportamentais deste futuro profissional nas negociações com membros internos e externos à organização, bem como com a capacidade de se comunicar, liderar e trabalhar em equipe;
Eixo 3 - Competências de Postura: relativas ao desenvolvimento e demonstração da capacidade de empreender, isso é, desenvolver soluções criativas aos problemas das organizações inovando na forma de trabalho, capacitado para colaborar na estruturação de estratégias para a organização, demonstrando visão ampla dos negócios.
No desempenho da profissão, o futuro contador agregará valor às organizações, gerando e gerenciando a informação contábil necessária para a definição dos parâmetros das ações planejadas e realizadas nas organizações, mensurando desempenhos, atividades econômicas e financeiras relacionadas ao processo de gestão, definindo procedimentos de controle para facilitar a concretização dos objetivos propostos e os processos de tomada de decisão. Neste contexto, os egressos do Curso de Ciências Contábeis proposto pela UninCor, apresentarão as seguintes competências e habilidades para:
- Reconhecer, definir e equacionar problemas contábeis, observando as Normas Brasileiras de Contábeis, e as demais legislações que norteiam o exercício profissional em cenários nacional e internacional, utilizando adequadamente a terminologia e linguagem das Ciências Contábeis.
- Exercer as atividades contábeis numa perspectiva abrangente, sistêmica e interdisciplinar, com ética, disseminando por postura frente à sociedade, valores de cidadania e compromisso social.
- Gerar a correta informação contábil, com observância á legislação pertinente, através de pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho dos usuários.
- Desenvolver, analisar, implantar e gerir sistemas de informação contábil e de controle gerencial, utilizando a tecnologia da informação.
- Refletir e atuar criticamente sobre os serviços desenvolvidos,compreendendo as implicações organizacionais decorrentes de seu trabalho, compromissado com a ética, a proficiência, sensibilizado para a necessidade de aprimoramento e capacitação profissional constante.
- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores presentes nas relações formais e causais, entre pessoas físicas e jurídicas diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
Esse elenco apresentado não esgota as possibilidades de aquisição de competências e desenvolvimento de habilidades do egresso. As relações vividas no ambiente universitário ensejam oportunidades de aprendizado que contribuem sobremaneira na formação individual, agregando valores comportamentais e profissionais aos discentes e docentes.
Objetivos
O curso de Ciências Contábeis se propõe a formar profissionais com sólida base de conhecimentos científicos e técnicos, conscientes de suas responsabilidades sociais, capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável organizacional das empresas e instituições, participando ativamente dos processos inerentes à tomada de decisões, habilitado a contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade com a competência técnica desta profissão.
Habilidades e Competências
I - Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
II - Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
III - Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
IV - Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
V - Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
VI - Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;
VII - Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
VIII - Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.
Formas de Avaliação
A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade. Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.
Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:
VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.
OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.
VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.
VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.
Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar
As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:
- VA 1 = 15 pontos
- VA 2 = 25 pontos
- VA 3 = 35 pontos
As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular. A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:
- NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
- RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.
Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem
A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.
Autoavaliação
A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.
A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.
Serão etapas da auto avaliação do curso:
- Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
- Definição dos instrumentos a serem utilizados.
- Desenvolvimento da auto avaliação.
- Identificação de problemas e conquistas.
- Identificação de soluções.
- Divulgação e discussão dos resultados.
- Elaboração de Plano de Ação.
- Acompanhamento / Controle.
Formas de Acesso
Enem
A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 3 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.
Provas On-line
A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.
Provas Agendadas
A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.
Vestibular Tradicional
A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.