Redação acadêmica: o artigo científico

Ementa: O presente curso de extensão visa a apresentar ao aluno de graduação e/ou pós-graduação os principais aspectos da estrutura composicional do gênero textual artigo científico. Estratégias de leitura e escrita prévias à escrita do artigo: o fichamento. Configuração do artigo: partes e encadeamento textual. Coerência e coesão. Registro linguístico do artigo científico (estratégias de efeito de objetividade). Técnicas argumentativas. Regras de citação (direta e indireta) e de paráfrase. Resumo e palavras-chave. Referências bibliográficas: como citar livro, capítulo de livro, artigos e outras fontes.

Carga horária: 08 horas.

Tópicos de Literatura Infanto-Juvenil

Ementa: O presente curso de extensão objetiva apresentar alguns tópicos sobre a Literatura Infanto-Juvenil, em especial a brasileira e será dividido em dois momentos: o primeiro consistirá na explanação da Literatura Infanto-Juvenil: das origens à contemporaneidade, e o segundo tratará dos seus aspectos estéticos, éticos e mercadológicos.

Carga horária: 08 horas.

Estudos Interartes – relações entre Poesia e Artes Plásticas

Ementa: Este curso propõe fazer um estudo comparativo entre a Literatura (especificamente o gênero lírico) e as Artes Plásticas. Para isso, pretendemos refletir sobre os possíveis diálogos entre a arte da palavra e as artes plásticas, em suas formas tradicionais (a pintura e a escultura) e as mais contemporâneas (colagens, read mades, instalações, etc.).

Carga horária: 08 horas

Redação do ENEM: da proposta textual à correção

Ementa: O curso propicia um aprofundamento na área de leitura, interpretação e correção das produções de textos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Nessa perspectiva, haverá um espaço onde os professores receberão orientações e diretrizes acerca da redação, buscando aprimorar o olhar acerca da grade correção do exame, e, ainda, exercitando a ação de corrigir.

Carga horária: 08 horas

Conto literário: teoria e prática de análise

Ementa: O curso objetiva discutir teoricamente o conto literário, gênero de difícil definição, como apontam contistas famosos como Machado de Assis, Mário de Andrade e Julio Cortazar. A partir, sobretudo, da teorização dos escritores Julio Cortazar, Edgar Allan Poe e Anton Tchekhov, propõe- se uma leitura de contos, buscando organizar métodos de análise.

Carga horária: 08 horas

Texto e Produção de Sentido: uma Prática Social e Discursiva

Ementa: O curso objetiva depreender uma discussão acerca dos níveis de leitura e dos procedimentos e estratégias de compreensão/construção textual, considerando público-alvo, contexto de produção, recursos de coesão e coerência.

Carga horária: 08 horas

Estudo de textos midiáticos

Ementa: A presença dos meios de comunicação de massa na sociedade contemporânea – cuja proliferação de imagens e textos é flagrante – configura-se, não obstante, como algo tão “naturalizado” que tem dispensado maiores questionamentos. O objeto deste curso é desnaturalizar o olhar que recai sobre mídia verbo e audiovisual e dos conteúdos que dela provêm. Que sentidos são esses? Como se constroem? Que narrativas constituem? Sob que ponto de vista e a partir de quais valores e ideologias? Tais questionamentos procuram estabelecer uma perspectiva pautada pela reflexão e senso crítico acerca da realidade (re)criada pelos meios de comunicação. Dessa forma, analisar a mídia por esse prisma é, em última instância, refletir sobre a própria estrutura social.

Carga horária: 08 horas