Redação acadêmica: o artigo científico

Ementa: O presente curso de extensão visa a apresentar ao aluno de graduação e/ou pós-graduação os principais aspectos da estrutura composicional do gênero textual artigo científico. Estratégias de leitura e escrita prévias à escrita do artigo: o fichamento. Configuração do artigo: partes e encadeamento textual. Coerência e coesão. Registro linguístico do artigo científico (estratégias de efeito de objetividade). Técnicas argumentativas. Regras de citação (direta e indireta) e de paráfrase. Resumo e palavras-chave. Referências bibliográficas: como citar livro, capítulo de livro, artigos e outras fontes.

Carga horária: 08 horas.

Introdução ao Latim e à cultura latina (08 horas)

Ementa: O curso visa oferecer uma breve introdução à geografia, história, língua e cultura do mundo latino, observando a permanência de certos temas e problemas em nossa cultura. Será dada especial atenção à obra Do sumo bem e do sumo mal, de Cícero, que analisa as principais correntes filosóficas latinas do século I a.C. (o epicurismo, o estoicismo e o academicismo), em forma de diálogo.

Carga horária: 08 horas.

A poesia da canção: relações entre Literatura, Música Popular Brasileira e Sociedade

Ementa: Esse curso objetiva abordar o estudo da canção popular brasileira a partir de suas relações com a literatura e a sociedade. Na primeira parte do curso discutiremos como a música e a poesia são artes que estabelecem um diálogo profícuo. Nessa relação entre literatura e música popular brasileira veremos releituras de textos clássicos de nossa literatura propostas por compositores. Na segunda parte do curso estudaremos o chamado “samba duplex” de Julinho da Adelaide (pseudônimo criado por Chico Buarque para driblar a censura) a partir de análises de algumas canções do compositor feitas na década de 1970.

Carga horária: 12 horas.

Leitura e Produção de Texto: ENADE

Ementa: O curso pretende transmitir, principalmente por meio de atividades práticas de leitura, interpretação e produção de texto, noções de coerência, coesão, legibilidade, concisão, gramática e demais elementos relacionados com a adequada e eficiente performance escrita, no âmbito do padrão culto do vernáculo português. Pretende-se, ainda, conscientizar o aluno sobre a importância de seu desempenho no ENADE para uma boa avaliação da instituição na qual estuda e, por extensão, aumentar suas oportunidades profissionais como egresso dessa instituição.