Curso: Iracema e Senhora, de José de Alencar: roteiros de leitura e análise

Ementa: O curso objetiva fazer uma leitura analítica de dois dos principais romances do escritor brasileiro José de Alencar, representante de nosso Romantismo e considerado o patriarca de nossa literatura. Iracema foi publicado em 1865, e Senhora, é de 1875. Ambos os romances, apesar de associados a temáticas diferentes quanto ao espaço social da história, possuem como protagonistas personagens femininas fortes. Neste curso, além de entender o projeto literário de José de Alencar para a nossa literatura, iremos discutir a construção dos romances e de suas protagonistas, atendando ainda para aspectos particulares do Romantismo Brasileiro.

Carga horária: 4 horas

Curso: Letramento e multiletramentos: O uso da leitura e da escrita como prática social

Ementa: O curso objetiva entender o termo letramento como uma prática social que se utiliza da relação entre leitura e escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências atuais da sociedade. Além disso, pretende-se analisar letramento enquanto processo sócio-histórico, o que pressupõe pensar a pedagogia dos multiletramentos. Esta que por sua vez tem sido vista como uma prática votada ao reconhecimento da diversidade étnica, linguística, identitária e cultural, bem como das múltiplas maneiras de se (re)construir sentidos pelas variadas formas e meios de comunicação.

Carga horária: 4 horas

Curso: Intertextualidade: estratégia de leitura e produção textual

Ementa: A intertextualidade é considerada um dos grandes temas a que se têm dedicado tanto os linguistas das áreas da Linguística Textual e da Análise do Discurso quanto os estudiosos da Teoria e da Crítica Literária. Esse recurso linguístico-discursivo constitui um importante fenômeno no que se refere à construção de novos textos e de novos sentidos a textos que já foram construídos anteriormente, incorporados a outras produções já escritas ou que ainda serão concebidas. Nessa perspectiva, não há um texto autônomo e livre das interferências dos aspectos intertextuais. Segundo Valente (2002, p. 177), o fenômeno da intertextualidade pode ser considerado hoje um recurso linguístico de largo emprego nas mais variadas linguagens. Quem o desconhece certamente encontrará dificuldades na leitura de textos – tanto da linguagem literária quanto da não-literária – que o incorporam.

Carga horária: 4 horas

Curso: Letramentos digitais e ensino

Ementa: O uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) já é uma realidade cotidiana para grande parte da população brasileira. No entanto, sua utilização em sala de aula ainda é controversa: para alguns, as novas tecnologias abrem muitos caminhos e possibilidades para a compreensão de diversos conteúdos; para outros, as escolas brasileiras não conseguem acompanhar o avanço da tecnologia e muitas delas não conseguem manter (ou utilizar pedagogicamente) um laboratório informático. Este minicurso parte dessas inquietações para discutir as vantagens e desvantagens do uso das TICs no ensino de língua portuguesa e apresentar propostas de utilização de softwares e aplicativos que apresentam diversas potencialidades para o ensino de redação no Ensino Médio.

Carga horária: 4 horas.

Curso: Conto: estratégias de leitura e análise

Ementa: O curso objetiva discutir teoricamente o conto literário, gênero de difícil definição, como apontam contistas famosos como Machado de Assis e Mário de Andrade. A partir, sobretudo, da teorização dos escritores Julio Cortazar, Edgar Allan Poe e Anton Tchekhov a respeito do gênero, propõe-se uma leitura de contos, buscando organizar métodos de análise para aplicação em sala de aula.

Carga horária: 4 horas

Curso: Poesia na sala de aula

Ementa: O objetivo principal do curso recairá sobre a leitura do texto poético. Este tipo de texto é comumente pouco acessado pela maioria dos leitores, por ser considerado um gênero textual de difícil compreensão. Neste sentido, pretendemos por meio da leitura prática do poema fornecer um possível “método” para sua abordagem. O curso também terá como objetivo discutir as possíveis conceituações sobre o que é a poesia e qual a sua função e pertinência no mundo atual.

Carga horária: 4 horas

Curso: Letramento literário em contexto digital: desafios e possibilidades

Ementa: Este curso propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelo professor ao ensinar literatura em tempos de mídias digitais. Não se trata de uma reflexão teórica acerca das práticas de ensino e leitura de literatura – mas, sim, de elaborar estratégias para repensar a interação entre estudantes, professores e textos. Para tanto, serão abordados tópicos como: cultura digital e resignificação do conceito de literatura; uso de gêneros digitais (fanfics, ciberficção, videopoemas, twitteratura) e de textos transmidiáticos (adaptação de textos literários para aplicativos, jogos, HQs, séries e filmes) para o ensino de literatura.

Carga horária: 4 horas

Curso: Cultura afro-brasileira: leitura crítica de romances infanto-juvenis

Ementa: A Lei 10639/03 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana". A lei recomenda novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, enfatizando especialmente a importância da cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira. Para tanto os livros de literatura precisam ser lidos e trabalhados com atenção, já que nem sempre os negros aparecem como sujeitos históricos, e em muitos casos, o negro, a cultura e as religiões de matriz africana não recebem o devido valor.

Carga horária: 4 horas

Curso: Novas tecnologias e produção textual no Ensino Médio: propostas de utilização

Ementa: O uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) já é uma realidade cotidiana para grande parte da população brasileira. No entanto, sua utilização em sala de aula ainda é controversa: para alguns, as novas tecnologias abrem muitos caminhos e possibilidades para a compreensão de diversos conteúdos; para outros, as escolas brasileiras não conseguem acompanhar o avanço da tecnologia e muitas delas não conseguem manter (ou utilizar pedagogicamente) um laboratório informático. Este minicurso parte dessas inquietações para discutir as vantagens e desvantagens do uso das TICs no ensino de língua portuguesa e apresentar uma proposta de utilização de software que apresenta diversas potencialidades para o ensino de redação no Ensino Médio.

Carga horária: 4 horas

Curso: Gêneros discursivos e ensino: entre a unidade e a diversidade

Ementa: Desde o início da década de 1990 até a atualidade, os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), determinam que o ensino de Língua Portuguesa no país deve ser norteado pela noção de gênero do discurso. Entretanto, a relativa estabilidade dos gêneros pode ser alterada por fatores sócio-históricos, o que propicia a intertextualidade entre gêneros ou mesmo o surgimento de novas formas de expressão. Como abordar ensinar um tópico em constante modificação? Essas novas formas de comunicação estão previstas nos documentos oficiais?  

Carga horária: 4 horas