Os (multi)letramentos na escola: leitura e produção de textos no ambiente digital

Ementa: Nesse curso vamos discutir e pensar sobre questões voltadas às tecnologias na sala de aula hoje, principalmente no que se relaciona à leitura e à produção de textos no ambiente digital. Apresentar os principais conceitos discutidos pelos teóricos dos multiletramentos, procurando entender quais são os novos desafios a que a educação está sendo submetida. A metodologia se predispõe também ao debate sobre questões relacionadas a autoria, plágio e ética na Internet. Também trabalharemos questões relacionadas aos processos de retextualização e de escrita colaborativa no ambiente virtual. Realizaremos atividades laboratoriais, apresentando plataformas de aprendizagem colaborativa como o Googledrive e a Wikispace. Propomos criar condição para que os participantes elaborem propostas de ensino interdisciplinares com tais ferramentas.

Carga horária: 04 horas

Michel Foucault nos domínios da linguagem e do pensamento: cerceamentos da leitura e produções sociais de sentido

Ementa: Nesse curso iremos apresentar a obra de Michel Foucault e discutir a relação entre o autor francês e o cerceamento dos sentidos sociais. Num primeiro momento, realizaremos a abordagem de questões históricas (o contexto de surgimento da Análise do Discurso na França); em seguida, realizaremos a abordagem de questões teóricas (a concepção de linguagem e discurso em Michel Foucault); por fim, faremos análises e exames de textos e imagens provenientes da mídia brasileira.

Carga horária: 04 horas

Literatura de massa (e indústria cultural): o que é e como ler?

Ementa: Esse curso de extensão objetiva, a luz do confronto entre os que defendem e os que se opõem à indústria cultural, refletir sobre a chamada literatura de massa, entendida, em linha gerais, como aquela que atende às regras do mercado editorial e ao gosto médio dos leitores. Também chamada de best-seller, este tipo de literatura possui não só elementos de construção literária específicos e padronizados, como diz respeito um conjunto de textos diversos, que vão desde o romance policial ao sentimental, passando pela história de aventura e pelo chamado romance-folhetim.

Carga horária: 04 horas

Leitura de poesia: Carlos Drummond de Andrade, Minas e família

Ementa: Nesse curso pretendemos refletir sobre a poética de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas do modernismo brasileiro, por meio da leitura e análise de alguns de seus poemas. Para isso, elencamos dois temas importantes para o entendimento de sua lírica: a família e Minas Gerais. As raízes itabiranas e sua família estarão sempre presentes em sua obra fazendo com que seu lirismo, em virtude dessa raiz, apresente características e circunstâncias exemplarmente brasileiras, muitas vezes se identificando com os valores tradicionais de sua gente e, em outros momentos, rompendo com estes valores. Nesse sentido, pretendemos revelar como o poeta elabora sua obra por meio da condição intrínseca do poeta moderno, que uma hora canta a modernidade e em outra hora sente nostalgia do mundo provinciano. Como mesmo diz o poeta em seu poema “Explicação”: “No elevador penso na roça, / na roça penso no elevador.”

Carga horaria: 04 horas

Leitura crítica de textos gendrados

Ementa: Gênero e patriarcado perpassam as relações entre homens e mulheres em quase todas as sociedades. Como um sistema amplo acabam influenciado também a escrita. O texto como objeto linguístico-histórico, não é neutro e traz implícito ou explicitamente representações do contexto político-social e cultural de onde foi escrito. Por isso, o objetivo deste curso é fazer a leitura crítica de textos gendrados a partir de um referencial teórico mínimo, contribuindo desta forma para ressignificar e reinterpretar textos que circulam no nosso cotidiano.

Carga horária: 04 horas

Para ler Dom Casmurro: recepção e crítica de um romance machadiano

Ementa: Esse curso de extensão objetiva, a partir de um percurso crítico do romance Dom Casmurro, publicado em 1899 por Machado de Assis, apontar as diversas leituras pelas quais o romance passou, reconstruindo um histórico de leitura e de interpretação. Para tanto, serão acionados textos críticos do início do século XX à atualidade, passando pela introdução do conceito de narrador enganoso na obra machadiana e pelas relações intertextuais promovidas pelo autor fluminense.

Carga horária: 04 horas

Leitura e Crítica Literária: uma introdução

Ementa: Esse curso de extensão objetiva discutir perspectivas diferentes da abordagem crítica do texto literário, a relevância do contexto histórico, o posicionamento ideológico, estético, etc. para uma possível avaliação de um texto. A questão do cânone será levada em conta no intuito de discutirmos o valor da obra literária consagrada pela crítica, como também a obra descartada por ela por não ser considerada bem realizada ou inferior àquelas entendidas como exemplares e fundamentais.

Carga horária: 04 horas

Mestres da contação: Rubem Alves e Liév Tosltoi e o gênero da fábula no processo de formação do indivíduo

Ementa: Entendendo que o resultado da educação mundial de valores no processo do educar infantil é ajudar as crianças a se desenvolverem como pessoas humanas, este curso objetiva oferecer novos caminhos para um desenvolvimento harmonioso de todas as qualidades do ser. Apontando a literatura infantil como um meio de reconhecimento do homem na sociedade em que ele vive, e sendo um recurso que reafirma os valores, costumes e conceitos da sua sociedade, também defendendo a cultura e a literatura como ferramentas de inserção no convívio como o mundo, este curso busca também analisar o uso da literatura infantil na educação, com ênfase no ensino de valores e transmissão de cultura para as crianças.

Carga horária: 04 horas

Interpretação de imagens: estratégias de leitura

Ementa: Esse curso de extensão objetiva fornecer mecanismos para a interpretação das imagens que circulam em diversos meios: jornalísticos, artísticos e digitais. A partir da obra de Roland Barthes e de Erwin Panofsky, depreenderemos a importante articulação entre as condições sociais de produção de uma imagem, e as marcas que as imagens trazem dessas condições. Este curso é sobre a ordem do olhar, sobre a sintaxe do visível, sobre as possibilidades de interpretação de textos visuais.

Carga horária: 04 horas

Desvendando os segredos do texto

Ementa: Este curso de extensão objetiva apresentar algumas considerações sobre o tratamento do texto como discurso e seguir práticas de aplicação pedagógica que constituam alternativas para ampliar o campo do letramento e aprimorar a produção textual. A noção de texto considerado como discurso pressupõe que ele seja resultado de uma operação estratégica de comunicação, produzida por um enunciador e descodificada como tal por um interlocutor, em três níveis: o referencial, que diz respeito ao conteúdo cotextual; o situacional, relacionado aos encontros sociais; o pragmático, referente ao processo sociointerativo. Ler torna-se, portanto, um trabalho de observação e análise de operações linguístico-discursivas utilizadas para produzir sentidos, na e pela estruturação textual.

Carga horária: 04 horas

Introdução à literatura fantástica de Murilo Rubião

Ementa: Esse curso de extensão objetiva apresentar a vida e a obra do escritor sul-mineiro Murilo Rubião (1916-1991). Natural de Carmo de Minas, Rubião produziu uma obra que, apesar de pequena (constituída por 33 contos publicados em livros), é vista, ainda hoje, como uma das mais importantes da literatura brasileira. Conhecido pelo estilo fantástico e bem-humorado de suas estórias, Rubião nos desafia a olhar o mundo de outro modo, questionando suas regras e convenções, contrariando qualquer expectativa pelo que irá acontecer em suas narrativas. Em seus contos, um coelho que fala pode se transformar em animais existentes ou imaginários – inclusive se transformar em um canguru que diz ser um homem. Um ex-mágico retira do bolso da calça o dono de um restaurante. Ou, ainda, cidades viajam no espaço e no tempo, fazendo moradores adultos voltarem para a barriga de suas mães. Para aproximar os leitores, serão utilizados trechos de contos de Rubião, cartas, fotografias e manuscritos, de modo a compor um espaço de conhecimento tanto da pessoa quanto do trabalho desse escritor mineiro.

Carga horária: 04 horas

As interseccionalidades entre gênero, raça/etnia e classe social nos contos de Conceição Evaristo

Ementa: A escritora Conceição Evaristo, na condição de mulher, negra e pobre retrata em seus textos suas experiências à margem da sociedade que é semelhante a experiência de marginalidade de outras mulheres que vivem na mesma condição. Para a escritora a sua experiência traduzida em fragmentos reflexivos aproxima de um pensar coletivo, visto que a sua vivência espelha a rotina das demais mulheres em situação análoga. Por isso, o objetivo deste curso é discutir os dilemas das interseccionalidadedes de quem é vítima do patriarcado, do racismo e da pobreza. Para tal analise será escolhido um conto de Conceição Evaristo que traz a experiência coletiva de tantas mulheres, negras e pobres que nunca conseguiram narrar sua luta diária de forma escrita e com precisão de detalhes.

Carga horária: 04 horas