“Como faço para colocar no papel”?: reflexões sobre a escrita acadêmica
Ementa: Reflexão sobre as novas práticas letradas, considerando as ações que envolvem o ler, o escrever e a consciência-crítica. Análise de uma produção mitigada por um agir social e cultural, delineado pelas formas de expressão verbal e não verbal.
Carga horária: 04 horas
Letramentos e gêneros acadêmicos: as relações entre a produção da resenha e do artigo científico
Ementa: Algumas abordagens de gênero do discurso defendem que, a título de ensino e para a promoção do letramento acadêmico dos estudantes, os gêneros podem ser abordados e analisados a partir das relações que mantêm entre si, e não como categorias isoladas. Sendo assim, este curso pretende promover uma discussão acerca dos movimentos retóricos que são similares em gêneros como a resenha e o artigo científico.
Com base nessa discussão inicial, será explorado como a resenha pode atuar nos bastidores da escrita do artigo científico, visto que, entre outros aspectos, para compor a seção teórica de um artigo científico, é comum que sejam feitas, no processo de pesquisa bibliográfica, resenhas de obras ou de artigos que tratam do mesmo tema que será tratado no artigo científico.
Carga horária: 04 horas
A tessitura do texto: leitura, interpretação e produção textual
Ementa: Reflexão sobre os modos de construção textual, considerando as ações que envolvem a coesão e a coerência. Estudo dos mecanismos de coesão e dos fatores de coerência.
Carga horária: 04 horas.
Redação ENEM: gênero e tipo
Ementa: Estudo e aplicação dos conceitos de coerência e coesão, foco na redação do ENEM. O primeiro se refere à ideia unidade em termos de sentido, não contraditoriedade, referindo-se aos aspectos lógico-semânticos do texto. O segundo, por sua vez, refere-se aos elementos conectivos que “amarram” as partes do texto, referindo-se à superfície textual. Estudo e aplicação, ainda, do conceito de informatividade. Assim como a coerência e a coesão, a informatividade é um critério de textualidade e diz respeito às ocorrências que num texto são esperadas ou não.
Carga horária: 04 horas.
A narrativa africana e a formação do leitor
Ementa: O curso objetiva perceber, à luz da teoria da recepção, como se dá a interação entre autor, leitor e texto, buscando examinar os mecanismos de construção de sentido do texto a partir da narrativa africana.
A poesia africana e a formação do leitor
Ementa: Ancorando-se no pressuposto de que a construção de sentido do texto se dá através da interação entre autor, leitor e texto, o presente curso visa abarcar os integrantes dessa tríade, permitindo-se, assim, vislumbrar como se dá a construção de sentidos de um texto. Para tal, ter-se- á como escopo poemas de autores da literatura africana de língua portuguesa.
Carga horária: 04 horas.
A retórica como ferramenta e método de na leitura e produção de textos: história e aplicações
Ementa: O campo da retórica, desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, forneceu variadas ferramentas e métodos para pensarmos a produção e a recepção de textos e de discursos em uma sociedade. Em cada momento histórico, o domínio das técnicas argumentativas serviu a fins muito específicos, refletindo as necessidades de um certo recorte temporal. Assim, refletindo sobre as questões que foram colocadas em cada um desses períodos (primeiramente, na Retórica Antiga de Aristóteles; em seguida, na Estilística da Idade Média; e enfim, na Retórica contemporânea que engloba as diversas naturezas de meios de comunicação e produção de sentidos), é possível extrair ferramentas que nos auxiliam hoje a elaborar e a compreender a escrita, ou seja, a produzir textos e a compreendê-los melhor. O curso inclui discussões sobre possibilidades de abordagem da retórica para objetos verbo-visuais, como a pintura, a fotografia e o cinema. Propõe-se análises de textos diversos, com o objetivo de auxiliar os participantes na compreensão das ferramentas e métodos discutidos.
Carga horária: 04 horas
Os gêneros discursivos nas atividades de leitura e produção de textos
Ementa: Todos nós falantes/ouvintes, escritores/leitores, construímos ao longo de nossa vida uma competência metagenérica, ou seja, uma competência que diz respeito ao conhecimento de gêneros discursivos, sua caracterização e função. Dessa forma, todas as nossas formas de comunicação, oral ou escrita, baseiam-se em formas-padrão relativamente estáveis de estruturação de um todo a que denominamos gêneros. Este curso se predispõe ao debate, principalmente auto-crítico, sobre como o estudo de gêneros diversos pode propiciar ação linguística mais eficaz em contextos contemporâneos de comunicação. O curso inclui discussões sobre os gêneros do discurso em seu aspecto dialógico, ideológico e regulado pelas práticas sociais. Propõe-se também análise de textos diversos, com objetivo de auxiliar os participantes na atividade de leitura e produção de textos. As noções de gênero do discurso, esferas de atividades e relações dialógicas serão discutidas.
Carga horária: 04 horas
Estratégias de construção e leitura da canção popular brasileira (Chico Buarque e a ditadura)
Ementa: Esse curso de extensão objetiva abordar o estudo da canção popular brasileira a partir de suas relações com a sociedade, entendendo aquela como um objeto de análise, que requer, do ouvinte-leitor, estratégias de leitura específicas, considerando o que Charles Perrone chamou de “performance”. Como recorte histórico e metodológico, deter-nos-emos nas décadas de 1960-170, período que culmina com a publicação do AI-5, instrumento jurídico militar que cassou direitos políticos e civis e que instaurou a censura prévia no campo das artes. Entre os compositores censurados, destaca-se o nome de Chico Buarque, personagem histórica a quem nos dedicaremos no curso a partir de análises de algumas canções do compositor feitas na década de 1970.
Carga horária: 04 horas
Literatura e construção do leitor no século XXI
Ementa: O título deste curso carrega uma ambiguidade fundamental para problematizarmos o lugar do professor de língua e literatura na contemporaneidade. Sabemos que o leitor se relaciona com as teias narrativas a partir do momento histórico, cultural e social no qual está inserido. Sendo assim, ao nos aventurarmos pelos caminhos da sala de aula, é preciso apreender as individualidades do grupo, que se formam a partir de suas relações com o cotidiano - uma ponte que os levará não só ao desejo de leitura, mas ao pensamento crítico do mundo pelas vias literárias.
Carga horária: 04 horas
Literatura e outras artes: as relações entre poesia e artes plásticas
Ementa: Desde o aparecimento da escrita, filha do desenho e da capacidade de abstração do homem, é frequente a associação entre imagem e texto. No entanto, ler um texto poético ou observar um quadro é, em princípio, percorrer com o olhar duas representações artísticas distintas. No primeiro caso, o observador-leitor necessita decifrar o conjunto gráfico que forma o texto. No segundo caso, o observador quando vislumbra um quadro percorre com o olhar um mundo de formas, texturas, espaços, cores, etc., e deve interpretá-lo. Nesse sentido, o sucesso da comparação de dois sistemas semióticos distintos vai depender de como o analista articula cada sistema de forma conjunta sem deixar de considerar a particularidade da cada um. Nesse curso pretendemos discutir as relações da Literatura com as Artes Plásticas por meio de análises homológicas entre estas artes.
Carga horária: 04 horas