Leitura de poesia

Ementa: Nesse curso iremos apresentar e aplicar os princípios teóricos básicos para a leitura de poesia. Apresentaremos o gênero lírico por meio dos recursos linguísticos e estilísticos utilizados na elaboração do poema, como também o método para sua leitura elaborado por Antonio Candido e Davi Arrigucci Jr, que consiste, em primeira instância, em fazer um Comentário crítico (saída da obra e o seu relacionamento com outras coisas). Para posteriormente elaborar a Análise imanente da obra (análise propriamente do texto literário = síntese [escolha de um aspecto específico da obra a ser analisada]). E, finalmente, fazer a Interpretação (reconstituição dos isolamentos para dar um sentido final).

As relações entre Poesia e Música Popular Brasileira

Ementa: Nesse curso pretendemos refletir sobre a união que ocorreu entre a Poesia e a Música Popular no Brasil por meio de compositores que estabeleceram um elo efetivo entre estas duas artes. O que notamos é que a união entre música e poesia é extremamente frutífera. Desde 1968, a música popular brasileira não é mais um fenômeno apenas sonoro, mas também um produto com dimensões da escrita poética e da cultura em geral. A música popular é, reconhecidamente, uma das expressões mais altas da cultura brasileira. As condições históricas e sociais em que temos existido não permitiram à nossa literatura se expressar de forma devida a toda, ou pelo menos grande parte, da população de nosso país. A música popular, então, dentro de suas naturais limitações, foi levada a assumir tarefas que normalmente deveriam caber à literatura.

A narrativa infanto-juvenil – algumas reflexões para o Ensino Fundamental II

Ementa: Este curso pretende refletir sobre o ensino da Literatura Infanto-Juvenil no Ensino Fundamental II, em especial o gênero narrativo, apresentando um histórico da Literatura Infanto-Juvenil no Brasil e identificando estratégias de como trabalhá-la em sala de aula a partir do conhecimento de algumas obras importantes do gênero narrativo.

Leitura na sala de aula: o Best-seller

Ementa: Este curso destina-se a apresentar algumas possibilidades para o incentivo à leitura em sala de aula, recorrendo ao best-seller como objeto mobilizador. A partir da reflexão sobre essas obras e da identificação de alguns livros/séries de sucesso entre o público jovem, serão levantadas possibilidades de ampliação do repertório leitor dos alunos e propostos alguns planos de ação nesse sentido.

Os estudos sobre gêneros e sua relevância nas práticas escolares

Ementa: Este curso pretende desenvolver com professores do Ensino Fundamental II e Médio de Língua Portuguesa reflexão sobre a relevância dos estudos dos gêneros discursivos nas práticas escolares. Propõe-se análise de textos diversos, com objetivo de auxiliar os docentes no trabalho com a leitura e produção de textos em sala de aula. A metodologia se predispõe menos ao aprendizado de conceitos complexos e mais ao debate, principalmente autocrítico, sobre como o estudo de gêneros diversos pode propiciar ação linguística mais eficaz do aluno em suas atividades diárias.

Michel Foucault e o discurso: introdução

Ementa: Este curso objetiva discutir a relação entre Michel Foucault e as teorias do discurso; apresentar a teoria do discurso existente na obra de filósofo francês e realizar análises de enunciados da mídia (jornais, entrevistas, propagandas, fotografias) com vistas a exemplificar os conceitos foucaultianos de abordagem da linguagem.

Gêneros catalisadores na escola

Ementa: Este curso pretende desenvolver com professores do Ensino Fundamental II e Médio de Língua Portuguesa reflexão sobre os gêneros do discurso como objeto e instrumento catalisador de ações e atitudes consideradas mais produtivas na formação dos alunos. Propõe-se identificar e analisar gêneros catalisadores, isto é, gêneros discursivos que favorecem o desencadeamento e a potencialização de ações em sala de aula.

Leitura na sala de aula: a fotografia

Ementa: A proposta deste curso é capacitar os docentes e demais interessados na utilização, em sala de aula, de obras fotográficas como objetos de leitura e mobilizadores da escrita. A partir de questões gerais sobre a leitura imagética e, em especial, sobre a leitura da fotografia, serão apontados alguns caminhos para a análise das imagens, conforme os objetivos, temas e gêneros a que pertencem, assim como discutidos projetos de leitura e escrita que tenham a fotografia como mote.

Os modelos teóricos de leitura nos Parâmetros Curriculares Nacionais

Ementa: A proposta deste curso é apresentar uma revisão teórica do que vem a ser leitura, a partir da perspectiva interacionista da linguagem, e verificar qual é a concepção de leitura contemplada nos PCN. A partir disso, verificar se e como os PCN trabalham estratégias de leitura voltadas para o desenvolvimento de competências leitoras que levem os alunos a compreender e interagir com os textos que leem e analisar sugestões de atividades que focalizam estratégias de leitura previstas nos modelos teóricos de leitura por compreensão e interação.