Informações Gerais
Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Tecnólogo – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 06 semestres e Máximo: 12 semestres
Carga horária total: 2.740 horas
Perfil do Egresso
O Tecnólogo em Estética e Cosmética formado pela UninCor será um profissional com formação humanista, crítica e reflexiva, pautado pelos princípios de respeito à diversidade cultural, étnico-racial e de gênero, preparado para atuar de forma autônoma ou multidisciplinar, junto a outros profissionais da saúde, na recuperação, melhoria e manutenção da saúde da pele, do rosto e do corpo, promovendo a qualidade de vida e a saúde das pessoas, com conhecimentos nas diversas áreas da estética, que incluem o domínio do uso de produtos, procedimentos, equipamentos e tecnologia cosmético-dermatológica na profilaxia e no tratamento das patologias faciais e corporais, elaboração de diagnóstico adequado para o tratamento correto dos diferentes casos, além de dominar conhecimentos básicos de gestão de serviços relacionados à estética corporal, facial e capilar.
Objetivos
O Tecnólogo em Estética e Cosmética graduado pela UninCor deverá atuar nas áreas da saúde e beleza, visando proporcionar melhor qualidade de vida à sociedade, por meio da promoção de educação de excelência, formação integral e exercício consciente da cidadania, capazes de exercer suas atividades nas diversas áreas de atuação de forma competente e segura.
Habilidades e Competências
Ao longo da formação do tecnólogo em Estética e Cosmética, serão construídas as seguintes competências e habilidades:
- Atuar como profissional autônomo ou em equipe multidisciplinar, junto a dermatologistas, cirurgiões plásticos, nutricionistas e outros profissionais da área de saúde.
- Gerenciar os serviços de estética e beleza, tendo uma visão mercadológica e de qualidade da prestação de serviços.
- Reconhecer a necessidade de encaminhamento do cliente aos especialistas.
- Identificar e analisar a adequação dos tipos de pele.
- Reconhecer, avaliar e classificar a estrutura e função da pele, identificando biótipos cutâneos e classificando as alterações, lesões e afecções passíveis de intervenção estética.
- Realizar anamnese detalhada para diagnóstico e indicação de tratamento estético.
- Correlacionar a importância do hábito alimentar à saúde corporal.
- Caracterizar e selecionar os procedimentos de prevenção de estrias, celulites, gordura localizada, discromias e demais alterações.
- Correlacionar os cosméticos, materiais e equipamentos apropriados aos tratamentos estéticos.
- Dominar os princípios de biossegurança e norma de vigilância sanitária nas técnicas de trabalho.
- Identificar e aplicar técnicas de tratamento pré e pós-operatórios de cirurgia plástica facial e corporal, conforme indicação médica.
- Trabalhar em equipes multidisciplinares.
- Planejar e organizar o trabalho focando o atendimento integral à saúde e à qualidade dos serviços prestados.
- Transformar informações mercadológicas em estratégias e projetos de negócios.
- Pautar suas atitudes profissionais em princípios éticos sólidos, de inclusão e de respeito à diversidade cultural, étnico-racial e de gênero.
Formas de Avaliação
A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.
Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.
Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:
VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.
OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.
VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.
VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.
Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar
As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:
- VA 1 = 15 pontos
- VA 2 = 25 pontos
- VA 3 = 35 pontos
As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.
A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:
- NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
- RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.
As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.
Autoavaliação
A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.
A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.
Serão etapas da auto avaliação do curso:
- Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
- Definição dos instrumentos a serem utilizados.
- Desenvolvimento da auto avaliação.
- Identificação de problemas e conquistas.
- Identificação de soluções.
- Divulgação e discussão dos resultados.
- Elaboração de Plano de Ação.
- Acompanhamento / Controle.
Formas de Acesso
Enem
A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 3 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.
Provas On-line
A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.
Provas Agendadas
A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.
Vestibular Tradicional
A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.