Apresentação
O Curso de Especialização em Psicopedagogia oferece subsídios para reflexão sobre aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento psicossocial de crianças, jovens e adultos. As disciplinas enfocam a fundamentação e a prática psicopedagógica e propiciam o estudo de temas como desenvolvimento do raciocínio, diagnóstico psicopedagógico e patologia da linguagem, entre outros. A matriz curricular conta com subsídios que promovem a atualização e o aprofundamento de temas voltados para a área de interesse dos alunos, como, por exemplo, arteterapia, dislexia, educação inclusiva, psicopedagogia hospitalar, psicopedagogia empresarial, dentre outras necessidades do mercado educacional.
Informações Básicas
Início: 09/08/2020 (Encontros mensais aos sábados)
Horários: 08:h às 12h; 13h às 17h
Local: Unincor.
Carga Horária: 600 horas
Duração: 18 meses
Disciplinas
|
EIXO I: A ESPECIFICIDADE E A CONCEITUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA |
|
I - Introdução a Psicopedagogia |
|
II – Psicopedagogia e sua área de atuação |
|
III – Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico |
|
EIXO II: PSICOPEDAGOGIA E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO |
|
IV – Psicanálise e suas implicações na aprendizagem |
|
V – Psicopedagogia: educação, aprendizagem e desenvolvimento |
|
VI – Neurologia aplicada a Psicopedagogia |
|
VII – Aspectos Psicomotores e Aprendizagem |
|
VIII- Inclusão no Contexto das Instituições |
|
IX - Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita |
|
X – Aprendizagem e contextos sociais: família, escola, comunidade, organizações. |
|
EIXO III: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
|
XI – Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica |
|
XII – Intervenção Psicopedagógica nas empresas |
|
XIII – Psicopedagogia e dificuldades de aprendizagem |
|
XIV – Tópicos Integradores |
|
EIXO IV: DOCÊNCIA NA PSICOPEDAGOGIA |
|
XV – Metodologia no Ensino Superior |
|
XVI – Didática no Ensino Superior |
|
PRODUÇÃO DE TCC/ PASTA DE ESTÁGIO |
Público-Alvo
Profissionais licenciados e/ou bacharéis em qualquer área do conhecimento, interessados no trabalho psicopedagógico institucional e clínico para atuarem junto ao processo de aprendizagem dos sujeitos, conhecendo suas especificidades.